O dia da sagração do novo “Campeão Mundial”


Faz hoje 50 anos que o VW Carocha ultrapassou o Ford T como o automóvel com mais unidades fabricadas.


15.007.034. Um número mágico na indústria automóvel. A 17 de Fevereiro de 1972, faz hoje meio século, saía da fábrica da Volkswagen de Wolfsburgo mais um exemplar do popular Carocha que batia o número de unidades do Ford T. Uma data tão marcante que daria origem à série especial “Der Weltmeister“, literalmente “Campeão Mundial”.

Dizem os registos oficiais que passavam 45 minutos das 13 horas daquele dia 17 de Fevereiro de 1972 quando foi dado como concluída a unidade 15.007.034 do VW Carocha. Estava ultrapassado o recorde do Ford T, que há anos a Volkswagen perseguia.

E, no entanto, em número de unidades, a história estava ainda a cerca de dois terços, uma vez que a carreira industrial do mais popular de todos os Volkswagen só terminou com uma produção total de 21.529.464 unidades.

Concebido por Ferdinand Porsche, de acordo com as indicações do próprio Adolf Hitler, para o que este entendia dever ser o “Carro do Povo”, o Volkswagen Type 1 – que, com o passar dos anos, foi adquirindo nomes carinhosos diferentes de mercado para mercado, que vão do português “Carocha” ao brasileiro “Fusca”, passando pelo inglês “Beetle”, o italiano “Maggiolino”, o francês “Coccinelle”, o espanhol “Escarabajo”, etc., etc. – resultou de 10 meses de projecto, seguidos de cinco anos de desenvolvimento.

Com o eclodir da II Guerra Mundial, as primeiras unidades destinaram-se às altas patentes nazis e começaram por estar longe de ser um produto de massas.

Só a partir de 1946, já depois das armas se terem calado, é que o Carocha começa a ser um fenómeno de vendas. Ao fim de nove anos (a 6 de Agosto de 1955) tinham sido produzidas um milhão de unidades, sendo que, ao contrário do que muitas vezes se pensa, só a partir daí é dispararam as vendas do Carocha.

Até se chegar ao número mítico que dá início a este texto.

Deixando de fabricar o modelo na Alemanha em Janeiro de 1978, a vida do Carocha continuaria, com fabrico no Brasil e no México, onde terminou a sua fabricação, a 30 de Julho de 2003. Nesse dia, saiu da unidade de Puebla, o Carocha número 21.529.464.

Um recorde para a eternidade.




A edição especial Der Weltmeister


Fotos: Volkswagen Newsroom 

O dia da sagração do novo “Campeão Mundial” O dia da sagração do novo “Campeão Mundial” Reviewed by Auto Vintage on 17.2.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.