Gémeos Cornet De Ways-Ruart vencem Monte-Carlo Historique


António Lopes da Silva-José Carlos Figueiredo em 76º e Carlos Tavares em 84º.


Os gémeos belgas Antoine e Philippe Cornet De Ways-Ruart realizaram o seu sonho: venceram o Monte-Carlo Historique. Partindo na frente para o Col de Turini, regressaram ao Mónaco na mesma posição. Ao longo da última noite da prova, os portugueses António Lopes da Silva-José Carlos Figueiredo, em Porsche 912, subiram várias posições, terminando em 76º, enquanto Carlos Tavares levou o Lancia Stratos à 84ª posição.

“É uma grande honra para nós”, declararam os belgas logo após a chegada a Monte Carlo. “A nossa cumplicidade funcionou perfeitamente. Vencer este mítico rali é pura felicidade. Estamos muito felizes em colocar nosso nome na lista de vencedores. Um pódio já teria sido uma recompensa muito boa, mas essa vitória é pura felicidade”.

Apesar desta ser a sua primeira grande vitória num rali de Regularidade, os gémeos Cornet De Ways-Ruart são bem conhecidos do mundo dos Clássicos, sendo presença frequente em grandes eventos internacionais, de Goodwood a Villa d’Este.

Descendentes de uma família de aristocratas belgas, os gémeos, para além de participações em várias modalidades de Automobilismo, são referência constante em Concursos de Elegância de Clássicos, onde têm participado com automóveis tão diversos como um Bugatti T35 ou um Lancia Astura Pininfarina "Bocca" (Philippe), assim como um Alfa Romeo 8C 2300 Pinin Farina ou um Aston Martin DB4 GT Zagato (Antoine).

Voltando ao Monte-Carlo Historique, as duas “especiais” da última noite, sem mudar a liderança, serviu para a subida à segunda posição da dupla espanhola Alvaro Ochagavias-Manuel Macho, em Porsche 911 T 2.4, eles que na última edição do Portugal Histórico deram nas vistas ao levarem ao quarto posto final um Renault 11 Turbo.

Na última noite, a dupla espanhola recuperou para os líderes 180 pontos, que não foram suficientes para chegar à vitória, mas chegaram e sobraram para ultrapassar os italianos Massimo Canella-Vittorio Berzero, em Renault 12 Gordini, assim relegados para a terceira posição final.

Numa prova em que terminaram classificadas 203 equipas, os vencedores da Categoria I (reservada aos mais antigos) foi para os vencedores da Geral, uma vez que o Porsche 911 dos belgas é de 1965. Na Categoria III o triunfo foi para Ochagavias-Macho e na II para Ruben Maes-Michel Perin, em Porsche 914/6, quintos da Geral, um lugar à frente dos vencedores entre os mais modernos, a dupla Ilya Kashin-Borin Kostyrko, em VW Golf GTi.

Sétimos da Geral, os italianos Giorgio Schon-Francesco Giammarino, com um Austin Mini Cooper S, foram os melhores dos que optaram por efectuar a prova em média baixa, enquanto que as suas compatriotas Alexia Giugni-Ornella Pietropaolo, em Alpine-Renault A110 1300 (11ªs da Geral), concretizaram o seu sonho de vencer a Taça das Senhoras.




Alvaro Ochagavias-Manuel Macho



Massimo Canella-Vittorio Berzero

Fotos: ACM Media 

Gémeos Cornet De Ways-Ruart vencem Monte-Carlo Historique Gémeos Cornet De Ways-Ruart vencem Monte-Carlo Historique Reviewed by Auto Vintage on 2.2.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.