Quando a Art Deco marcou o Automóvel

Leilão da Worldwide Auctioneers em Scottsdale será um paraíso para quem gosta de modelos dos anos 30.

Há quem tenha a opinião de que foi nos anos 30 do século passado que foram criados os mais belos automóveis. Opinião (como todas) discutível, certo é que para quem aprecia estes modelos, onde a indústria e a arte se fundem, o leilão da Worldwide Auctineers em Scottsdale, no âmbito da Semana do Arizona, é um verdadeiro paraíso.

Ainda Giuseppe Figoni não tinha feito sociedade com Ovidio Falaschi quando criou o Delahaye 135M Competition Drophead Coupe, do qual se viriam a fabricar, apenas, quatro unidades. É um deles a estrela deste leilão.

Modelo que esteve em exposição no Salão de Paris de 1935, supõe-se que seja o único do quarteto que chegou aos nossos dias, testemunhando o resultado da aplicação da Art Deco à indústria automóvel.

Criados do outro lado do Atlântico, no catálogo da Worldwide encontram-se vários modelos norte-americanos a merecer destaque, como um Chrysler CH Imperial Cabriolet, de 1932, um Packard 840 Deluxe Eight 2/4-Passenger Roadster, de 1931, um Cord 812 SC Phaeton, de 1937, e ainda um Packard Darrin ‘Hollywood’ Victoria Convertible, de 1939.

Isto sem esquecer um Duesenberg Model J Berline, de 1929, que ao longo do tempo teve muito poucos proprietários, entre os quais se conta um antigo presidente da Coca-Cola, M.K. Barbee.

Com oito dezenas de automóveis em catálogo, deste leilão constam ainda (também dos anos 30) os 35 exemplares da singular Colecção Ron Thorne, dedicada em exclusivo a variantes do Ford V8.



Chrysler CH Imperial Cabriolet, de 1932


Duesenberg Model J Berline, de 1929


Packard 840 Deluxe Eight 2/4-Passenger Roadster, 1931


Cord 812 SC Phaeton, de 1937



Packard Darrin ‘Hollywood’ Victoria Convertible, de 1939


Fotos: Worldwide Auctineers

Quando a Art Deco marcou o Automóvel Quando a Art Deco marcou o Automóvel Reviewed by Auto Vintage on 24.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.