Dois Targa para celebrar 50 anos da Porsche Design


Departamento Classic da marca restaurou modelo de1972 e é lançada uma edição especial de 2022.


A Porsche Design faz 50 anos em 2022 e a casa-mãe não deixa passar a efeméride em claro. Um 911 Targa 2.4 de 1972 foi totalmente restaurado pela Porsche Classic e a marca acaba de lançar no mercado uma série especial, o 911 Edition 50Y Porsche Design. Ambos os modelos constam da exposição ontem inaugurada no Museu Porsche.

A unir os dois modelos temos, desde logo, o esquema de cores, que, lembrando o lendário Chronograph 1, projectado pelo professor Ferdinand Alexander Porsche em 1972, vê tanto o exterior quanto o interior dominados pela cor preta. A par deles, a Porsche Design também apresenta o Chronograph 1 – 1972 Limited Edition e o Museu Porsche promove uma exposição especial, que foi inaugurada ontem.

Nos últimos dois anos, a Porsche Classic trabalhou num projecto singular para celebrar os 50 anos da Porsche Design. Um 911 S 2.4 Targa de 1972, ano em que a Porsche Design foi fundada, foi restaurado para o aniversário.

“A nossa ideia era produzir uma contrapartida histórica para o novo 911 Edition 50Y Porsche Design”, explica Ulrike Lutz, chefe da Porsche Classic. “Com a ajuda do novo programa Sonderwunsch (Desejos Especiais), conseguimos implementar a ideia de um par de veículos único. O trabalho dos designers e restauradores era transferir cuidadosamente as especificações do novo carro para o Clássico”.

O veículo base, um 911 T 2.4 Targa de 1972, estava em péssimas condições e faltavam-lhe algumas peças. Embora isso normalmente seja um começo complicado para um projecto de restauro, desta feita isso não era importante para as modificações planeadas. Os especialistas da Porsche Classic actualizaram completamente o motor e o chassis, para as especificações da versão S. O modelo topo de gama da época, tinha cilindrada de 2.341cc, que geravam 190cv às 6.500rpm, e era equipado com injecção mecânica de combustível.

Para terminar todo o conjunto, à semelhança do novo 911 Edition 50Y Porsche Design (de que serão feitos apenas 750 exemplares), todo o conjunto foi pintado em tons de preto, evocando o Chronograph 1.

Entretanto, como dissemos, o Museu Porsche também se associou às comemorações com uma exposição especial, que vai estar patente até 11 de Julho.

Parte dela contará com informações sobre a vida de Ferdinand Alexander Porsche, a sua filosofia de design e sua enorme influência criativa. Uma exposição que abrange cinco décadas e muitas gamas de produtos.

Simbolizando o nascimento da Porsche Design lá está o Chronograph 1, com duas versões do lendário relógio formando a peça central da exposição. O conceito de design irradia desta peça para as outras. Estes incluem, por exemplo, os óculos de sol P8478, a série de cronómetros Monobloc Actuator, o cachimbo P3613 e o telemóvel P9521.

Na entrada do Museu estão um 993 Speedster, que foi propriedade do próprio Ferdinand Alexander Porsche, assim como um 904, que ele descreveu como a sua obra-prima. O Porsche 911 S 2.4 Targa 1972 restaurado pela Porsche Classic e o novo 911 Edition 50Y Porsche Design também fazem parte da exposição especial. 




Fotos: Porsche Newsroom 

Dois Targa para celebrar 50 anos da Porsche Design Dois Targa para celebrar 50 anos da Porsche Design Reviewed by Auto Vintage on 20.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.