A estrela de três pontas faz hoje 100 anos


Registo do símbolo da Mercedes foi solicitado a 5 de Novembro de 1921.

É, ao fim de 100 anos, um dos símbolos mais conhecidos em todo o Mundo. Hoje é o dia do centenário da estrela de três pontas, símbolo da Mercedes.

Foi a 5 de Novembro de 1921 que a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) solicitou ao Gabinete de Patentes a protecção de modelo para esta e outras variantes da sua marca. O processo demoraria, apenas vindo a ser registada como uma marca comercial em Agosto de 1923.

É verdade que já antes – pelo menos desde 1909 – a estrela tinha aparecido. Mas, a partir do registo, passou por direito próprio a surgir como símbolo distintivo no topo da tampa dos radiadores dos modelos da Mercedes.

O registo da estrela da Mercedes antecedeu, em três anos, a fusão da DMG com a Benz & Cie, dando origem à Daimler-Benz AG.

Após a fusão, que teve lugar a 1 de Maio de 1924, os emblemas dos dois fabricantes de automóveis mais antigos inicialmente ficaram lado a lado. A 18 de Fevereiro de 1925, artistas gráficos talentosos finalmente montaram um novo símbolo: a estrela de três pontas e a coroa de louros, bem como as marcas nominais Mercedes e Benz fundiram-se para formar uma nova marca.

A 18 de Fevereiro de 1925, o novo emblema e, posteriormente, a marca nominativa “Mercedes-Benz” foram registrados.

Na sequência dessa fusão, também as respectivas marcas registradas fundiram-se: a estrela de três pontas da DMG foi adornada com a coroa de louros de Benz e a partir daí passou a distinguir os Mercedes-Benz. Na grelha do radiador, no capot, no volante ou nas jantes.

Uma estrela da Mercedes muito especial, com um diâmetro de cinco metros, pode actualmente ser admirada em frente ao Museu Mercedes-Benz: era a estrela da Estação de Estugarda, que foi temporariamente emprestada ao museu, enquanto o edifício da Stuttgart 21 está a ser alvo de obras.

A terminar, uma nota lateral: paralelamente à estrela de três pontas, a DMG também solicitou, em 1921, o registo de uma estrela de quatro pontas. No entanto, ela não foi usada durante muitas décadas, até 19 de Maio de 1989: nesse dia surgiu como uma marca registrada da empresa aeroespacial DASA ( Deutsche Aerospace Aktiengesellschaft), posteriormente DaimlerChrysler Aerospace.


Imagens: Media Daimler




A estrela de três pontas faz hoje 100 anos A estrela de três pontas faz hoje 100 anos Reviewed by Auto Vintage on 5.11.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.