Tour Auto: museu vivo na estrada até sábado


Mais de 200 automóveis percorrerão quase 2.000 quilómetros.

Nascia hoje o dia (às 06:00) quando começaram a partir os 224 automóveis participantes na edição deste ano do Tour Auto. Até sábado, estarão pela frente quase 2.000 quilómetros, com passagens por circuitos como Dijon-Prenois e Paul-Ricard.

Um pequeno Renault Dauphine Gordini, de 1961, a quem foi atribuído o nº 1, é apenas a primeira “peça” deste verdadeiro “museu vivo”, que durante cinco dias percorre as estradas francesas. Antes dele rodam os “carros zero”, dois BMW, confiados a dois pilotos retirados: um a François Chatriot o outro a Ari Vatanen.

Depois, seguem-se máquinas raras de ver na estrada, a começar pelo Matra MS 650 ou um Porsche 906 Carrera 6, a que se somam dezenas de Ferrari, Jaguar, Alpine e quase todas as marcas com histórico no desporto automóvel.

Ao longo dos cinco dias da prova, os concorrentes terão pela frente 1.930 quilómetros, nos quais estão incluídas dez especiais em estrada fechada, com particular relevo para as provas a disputar nos circuitos de Dijon-Prenois, Bresse, Ledenon e Paul-Ricard.

Com concorrentes provenientes de 14 países (há quatro inscritos com a nacionalidade portuguesa) a competição envolve uma máquina com números impressionantes: um total de 800 pessoas, entre 80 comissários, outros tantos agentes da polícia e cerca de 600 voluntários.

Segundo a organização, ao longo dos cinco dias, cerca de 100 mil pessoas testemunharão, em algum momento, a passagem da caravana.


Foto: Peter Auto

Tour Auto: museu vivo na estrada até sábado Tour Auto: museu vivo na estrada até sábado Reviewed by Auto Vintage on 31.8.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.