Figueira da Foz-Estoril para modelos pré-Guerra


 

Passeio (em Outubro) evocará a mais antiga prova de estrada da Península Ibérica.


Em 1902 realizou-se em Portugal a primeira prova automobilística de estrada. Deveria ter ligado a Figueira da Foz e Cascais, mas alterações de última hora desviaram o final para Lisboa. Depois, durante décadas, realizou-se o Figueira da Foz-Lisboa, até que a evocação foi interrompida em 2016. Regressa agora, como passeio Figueira da Foz-Estoril.

Será a 8 e 9 de Outubro que os proprietários de veículos pré-Guerra, fabricados até 1939, são desafiados a participar neste passeio, que visa evocar a mais antiga prova de estrada realizada na Península Ibérica.

A iniciativa fica a dever-se à congregação de vontades do Museu do Caramulo e do Clube Pre-War Racers Portugal, em parceria com o ACP Clássicos e o Clube Português de Automóveis Antigos.

O passeio Figueira da Foz-Estoril vai rumar a Cascais, o destino originalmente planeado em 1902, coincidindo com o Estoril Classics, evento internacional que decorre no concelho de Cascais nas mesmas datas e que servirá de destino para a chegada dos veteranos da história automóvel e posterior exposição em frente ao Casino do Estoril. 

De acordo com a organização, “os modelos pré-Guerra, produzidos até 1939, fazem parte de uma geração em que os automóveis e motos eram feitos sem limitações, com elevada elegância e exuberância, com atenção aos detalhes e materiais, o que lhes conferia uma presença que hoje raramente se encontra. Foi uma era especial, que merece ser vista e celebrada”.

Acrescentam os promotores que este evento é hoje mais importante do que nunca, pois “apesar de haver cada vez mais eventos, provas e oportunidades para os proprietários de automóveis Clássicos poderem participar e tirar proveito dos seus veículos, a verdade é que quase nenhum deles é orientado ou pensado para poder receber este tipo de automóvel, o que faz com que eles desapareçam do olhar do público”. 

Os interessados em participar neste Figueira da Foz-Estoril poderão pedir mais informações através do mail info@figueira-estoril.pt

Figueira da Foz-Estoril para modelos pré-Guerra Figueira da Foz-Estoril para modelos pré-Guerra Reviewed by Auto Vintage on 25.8.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.