Pérolas de competição em leilão de Goodwood


Alfa Romeo Tipo 33 (que correu em Le Mans em 1972) é a vedeta do catálogo da Bonhams.

A Bonhams realiza na próxima sexta-feira, no âmbito do programa do Goodwood Festival of Speed, o leilão de seis dezenas de automóveis. Um catálogo rico, do qual se destacam pérolas de competição, como o Alfa Romeo Tipo 33, que a Autodelta levou até Le Mans para correr as 24 Horas de 1972.

Com um valor estimado entre 2,1 e 2,6 milhões de euros, o Alfa que Andrea De Adamich e Nino Vaccarella conduziram ao quarto posto final, naquela que foi a última participação oficial da marca nas 24 Horas, é uma raridade, que poucas vezes se vê em leilão.

Vendido ainda anos 70 pela Alfa Romeo, o Tipo 33 participou em várias competições com pilotos privados, até ter seguido para o Japão, onde passou por três importantes colecções.

Não menos raro é um outro italiano, muito mais antigo: um Maserati Tipo 26B 2.1 Litre Sports, de 1928, pioneiros dos carros de Grand Prix, e que tem um valor estimado entre os 1,1 e os 1,5 milhões de euros.

Valor idêntico é o que a leiloeira estima por outra raridade, um Ferrari Dino 246/60, de 1957, um Fórmula 1 de motor dianteiro, que no passado já foi visto em pista provas reservadas a Históricos.

Outros modelos de competição – que vão de um Subaru Impreza WRX STi, ex-Possum Boune, a outros automóveis bastantes mais antigos, como um Vanguard Formula Libre ou um Riley 1 1/2 Litre TT Sprite ex-fábrica – não faltam no catálogo, onde até consta um (bem recente) Force India-Mercedes VJM-04, que em 2011 foi guiado em 19 Grandes Prémios por Paul di Resta e Niko Hulkenberg (com um valor estimado entre 115 e 150 mil euros).

Havendo no catálogo vários super-desportivos de série já do Século XXI, a grande maioria dos automóveis são Clássicos, destacando-se, entre os de produção, modelos como o Ferrari 250 GT Berlinetta, com carroçaria Ellena, de 1958 (com valor estimado em cerca de um milhão de euros) e vários Aston Martin, em especial um DB4 Vantage, de 1962, avaliado em meio milhão de euros, um DB5 Sports Saloon, de 1966, que pode chagar aos 700 mil euros, e um DB5 Convertible, de 1964, com valor estimado entre os 1,5 e o 2 milhões de euros, montante para o qual também contribui o facto de ter tido como primeiro proprietário o actor Peter Sellers, que depois o vendeu à princesa Margarida e ao marido desta. 

Pérolas de competição em leilão de Goodwood Pérolas de competição em leilão de Goodwood Reviewed by Auto Vintage on 5.7.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.