Um leilão global… sem sair de casa

 


“Open Roads February”, da RM/Sothebys, arrancou hoje, com automóveis espalhados por várias latitudes.


Abriu hoje o período de licitação do leilão “Open Roads February”, promovido pela RM/Sothebys. Um leilão que ilustra bem os tempos actuais: decorre apenas online e os automóveis à venda encontram-se em países tão diversos como os Estados Unidos ou o Dubai, a Suíça ou o Reino Unido.

Da mesma forma que os lotes à venda se encontram espalhados um pouco por todo o mundo, também o catálogo é de uma variedade extrema, não se encontrando um fio condutor, à excepção da colecção de modelos Porsche, contemporâneos, que se encontram na Suíça.

De entre os Clássicos não avultam os automóveis raros e muito valiosos, sendo de destacar as “curiosidades”.

A começar pelo Alfa Romeo Alfasud Ti Bimotore 4x4, modelo único, criado por Gianfranco Mantovani, em colaboração com a Altodelta.

Tal como o seu nome indica, trata-se de um automóvel dotado de dois motores (1.186cc), um na sua posição normal e o segundo montado na retaguarda, transmitindo a sua potência ao eixo traseiro.

Com um potência total de 158 cavalos, que lhe permitem uma velocidade máxima de 215km/h, foi desenvolvido em 1977, em princípio para alinhar no Safari Rally, o que acabou por nunca acontecer (aliás, nunca competiu).

Com um valor estimado entre 80 e 120 mil euros, quando escrevemos estas linhas a oferta mais elevada era de 40 mil euros.

Do chamado catálogo europeu – este leilão da RM/Sothebys está dividido em três, com dias diferentes para o fim das ofertas – há outras peças a merecer destaque, como um Cisitalia 202 SC Cabriolet, de 1950, um par de Aston Martin (um DB5 e um DB6 Volante) e um  Ferrari 330 GTC, de 1968, com carroçaria Pininfarina.

Ferrari que também é a origem do principal destaque do catálogo americano, o 250 GTE 2+2 Serie II Hot Road, de 1962, que foi do músico Jay Kay, fundador da banda Jamiroquai.

Tem um valor estimado entre 675.000 e 725.000 dólares, sendo que hoje apenas tinha recebido uma oferta de 200 mil dólares.

Um leilão global… sem sair de casa Um leilão global… sem sair de casa Reviewed by Auto Vintage on 19.2.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.