“Open Roads February”, da RM/Sothebys, arrancou hoje, com automóveis espalhados por várias latitudes.
Abriu hoje o período de licitação do leilão “Open Roads February”, promovido pela RM/Sothebys. Um leilão que ilustra bem os tempos actuais: decorre apenas online e os automóveis à venda encontram-se em países tão diversos como os Estados Unidos ou o Dubai, a Suíça ou o Reino Unido.
Da mesma forma que os lotes à venda se encontram espalhados um pouco por todo o mundo, também o catálogo é de uma variedade extrema, não se encontrando um fio condutor, à excepção da colecção de modelos Porsche, contemporâneos, que se encontram na Suíça.
De entre os Clássicos não avultam os automóveis raros e muito valiosos, sendo de destacar as “curiosidades”.
A começar pelo Alfa Romeo Alfasud Ti Bimotore 4x4, modelo único, criado por Gianfranco Mantovani, em colaboração com a Altodelta.
Tal como o seu nome indica, trata-se de um automóvel dotado de dois motores (1.186cc), um na sua posição normal e o segundo montado na retaguarda, transmitindo a sua potência ao eixo traseiro.
Com um potência total de 158 cavalos, que lhe permitem uma velocidade máxima de 215km/h, foi desenvolvido em 1977, em princípio para alinhar no Safari Rally, o que acabou por nunca acontecer (aliás, nunca competiu).
Com um valor estimado entre 80 e 120 mil euros, quando escrevemos estas linhas a oferta mais elevada era de 40 mil euros.
Do chamado catálogo europeu – este leilão da RM/Sothebys está dividido em três, com dias diferentes para o fim das ofertas – há outras peças a merecer destaque, como um Cisitalia 202 SC Cabriolet, de 1950, um par de Aston Martin (um DB5 e um DB6 Volante) e um Ferrari 330 GTC, de 1968, com carroçaria Pininfarina.
Ferrari que também é a origem do principal destaque do catálogo americano, o 250 GTE 2+2 Serie II Hot Road, de 1962, que foi do músico Jay Kay, fundador da banda Jamiroquai.
Tem um valor estimado entre 675.000 e 725.000 dólares, sendo que hoje apenas tinha recebido uma oferta de 200 mil dólares.
No comments: