O dia em que a Audi surpreendeu com o Quattro



Modelo foi apresentado em Genebra a 3 de Março de 1980.


No dia 3 de Março de 1980, faz hoje precisamente 40 anos, a Audi surpreendeu o mundo com a apresentação de um novo modelo. Em Genebra os holofotes viram-se totalmente para o Quattro.
Nascido da ideia, apresentada em 1977, do engenheiro Jörg Bensinger, o Quattro começou por ser denominado "Ur-Quattro", prefixo que diz ser o primeiro desse tipo.
Na verdade, o modelo alemão era o primeiro automóvel de série e elevada potência a apresentar-se com um sistema de tracção integral permanente, inspirada no VW Iltis, que a Audi desenvolvera para o Exército alemão.
Mas, o Quattro, com o seu motor dianteiro e tracção permanente às quatro rodas, não escondia que, sendo uma automóvel de série, tinha como propósito último vir a ser uma arma imbatível nos Ralis.
Esse capítulo da história também teve início nesse mesmo ano de 1980, mas apenas no final de Outubro, quando a Audi se apresentou à partida do Rali do Algarve com um Quattro (guiado por Hannu Mikkola), que serviu de "carro zero".

Com um desenvolvimento constante até ao final da sua produção, em 1991, viria a ser a arma que levou diversos pilotos a 23 triunfos em provas do Campeonato do Mundo de Ralis e a dois títulos mundiais, em 1982 e 1984.
O dia em que a Audi surpreendeu com o Quattro O dia em que a Audi surpreendeu com o Quattro Reviewed by Auto Vintage on 3.3.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.