Um "Z" muito especial vendido a preço recorde



Comprador japonês pagou 726 mil euros por um dos 432R.


É sabido que, de há uns anos para cá, os japoneses começaram a aparecer em força nos leilões internacionais. Mais recente é o "fenómeno" dos leilões no próprio Japão. No último, que teve lugar em Tóquio, destacou-se uma raridade: um Datsun Z432R, vendido por 726 mil euros.
O leilão de Terrada foi promovido pela BH Auction, o departamento de vendas da Best Heritage Japan, empresa criada em 2017 precisamente para dar resposta no Japão à crescente procura por veículos históricos.
Voltando ao Datsun Z432R, que à primeira vista poderá parecer "apenas mais um" 240Z, importa dizer que é um modelo raro, do qual foram produzidas, segundo a leiloeira, entre 30 a 50 unidades.
No âmbito do desenvolvimento do seu modelo de tanto sucesso, o 240Z, tendo em vista dotá-lo de mais força e menos peso, a Nissan desenvolveu então o Z432, modelo equipado com o motor S-20, de origem montado na primeira geração do Slyline GT-R.
Um desses modelos – que eram utilizados, por exemplo, pela Polícia nipónica – também foi vendido no mesmo leilão, mas por "apenas" 133 mil euros.
Já o "R" foi muito mais além: para além de ter também por base o motor S-20, a sua carroçaria tinha vários painéis em fibra (capot e mala), vidros laterais e traseiro em perspex e os restantes painéis da carroçaria em chapa mais fina do que o modelo original. Equipamentos como rádio ou o aquecimento não existem e os bancos reclináveis deram lugar a backets. Tudo representando um ganho de 100 quilos.
O motor, de dois litros distribuídos por seus cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro, vinha dotado de dupla árvore de cames e era alimentado por três carburadores de duplo corpo Mikuni/Solex.
Todos os poucos Z432R produzidos (segundo a leiloeira, há no mundo muitos Z apresentados como sendo Z432R, mas que não o eram na origem) foram acabados na cor laranja, com o capot e as jantes em preto mate. Tal como se encontra o novo recordista.


Foto BH Auction
Um "Z" muito especial vendido a preço recorde Um "Z" muito especial vendido a preço recorde Reviewed by Auto Vintage on 23.1.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.