Ano Novo… novos Históricos



Alguns modelos icónicos passam a contar com 30 anos de idade.

De acordo com a definição da FIVA (Federação Internacional do Veículo Antigo), mais ou menos aceite como universal, para ter o estatuto de Veículo Histórico um automóvel tem de (entre outros atributos) ter sido fabricado há 30 anos ou mais. Ganham assim relevância os modelos que nasceram em 1990.
Não tendo travão em Portugal em matéria de importação – a data de fabrico continua a ter peso sim, mas em termos fiscais – países há, como o Brasil, onde a importação de automóveis antigos só é permitida, precisamente, para automóveis com mais de 30 anos. 25 anos é a regra nos Estados Unidos.
Mas, voltando à realidade nacional e apenas à regra dos 30 anos para poder ser requerido junto das entidades competentes o estatuto de Histórico – a que se somam os atributos de se encontrar preservado em estado historicamente correcto e não ser utilizado como meio de transporte diário – nos próximos meses podem chegar a históricos as primeiras unidades fabricadas de modelos como o BMW 850, o Honda NSX (nos EUA e em Hong Kong denominado Acura NSX), o Mitsubishi 3000 GT, o Nissan NX e o Volvo 900.

A estes (e a lista é muito mais vasta) somam-se modelos muito mais populares, como é, por exemplo o caso do Renault Clio.




Ano Novo… novos Históricos Ano Novo… novos Históricos Reviewed by Auto Vintage on 3.1.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.