Parabéns Fiat



Constituição da Fabbrica Italiana di Automobili Torino faz hoje 120 anos.


Dia 11 de Julho de 1899. No Palazzo Bricherasio, em Turim, reúne-se um grupo de investidores, liderados por Giovanni Agnelli, para, na presença do notário da Casa Real, assinarem a escritura de constituição da Società Anónima Fabbrica Italiana di Automobili Torino. Assim nasceu a Fiat, faz hoje 120 anos.
Foram algo acidentados os dias que antecederam o acto. Dias antes, Michele Lanza desistira de entrar no capital da nova sociedade. Giovanni Agnelli (1866-1945) e o Banco di Sconto e Sete assumiram a sua parte.
Tendo como primeiro presidente não um Agnelli mas sim Ludovico Scarfiotti.
Começando a produzir o 4 HP (também conhecido como 31/2 HP ou 3 1/2 CV), baseado num modelo anteriormente desenvolvido pelos irmãos Ceirano.
Oito unidades são fabricadas no primeiro ano, ainda antes de entrar em funcionamento a nova fábrica, onde trabalhavam 35 elementos e que no ano de 1900 produziu 24 automóveis.
Em 1903 a anual já chegava a 135 unidades e a partir daí, com altos e baixos, a Fiat veio para ficar, assumindo-se como o maior fabricante italiano e, depois, como um dos gigantes mundiais.

Já neste século XXI, a Fiat iniciou uma profunda alteração no seu Grupo – que entretanto absorvera marcas como a Lancia, Alfa Romeo, Ferrai, etc., etc. –, que aproveitou a crise económica nos EUA passa assumir o controlo da Chrysler, levando à criação do actual Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Parabéns Fiat Parabéns Fiat Reviewed by Auto Vintage on 11.7.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.