Genebra: palco histórico das estreias da Porsche



Há 70 anos era apresentado no salão suíço o 356.


O Salão de Genebra – cuja 89ª edição decorre até ao próximo dia 17 –, foi ao longo dos tempos uma montra importante para a Porsche. A começar pelo seu primeiro modelo, o 356, mostrado na Suíça há 70 anos.
Não se resume, porém, ao 356 a ligação da Porsche ao Salão de Genebra. Foi ali que, em 1964, foi mostrado, em estreia, o belo 904, que antecedeu em cinco anos a exibição do "monstro" 917.
Voltando à origem, em 1949, uma delegação de seis elementos da Porsche levou de Gmünd (na Áustria, onde então se fabricavam os primeiros automóveis da marca) até Genebra dois modelos, um 356 Coupé e um Cabrio.
No hall principal do salão, mas com espaço muito reduzido, a nova marca teve muito sucesso, dando início às vendas do 356, que, anos mais tarde, acabaram a sua carreira com 78 mil unidades produzidas.
Tal como a Porsche, também o prestígio do Salão de Genebra foi crescendo com o tempo, assumindo-se nos 60 como uma referência para todos os construtores.
Assim, foi sem surpresa que, em 1964, a marca alemã tenha escolhido o palco suíço para mostrar o seu belo 904, colocado em lugar de destaque, num espaço bem maior do que o de 1949, onde se encontravam também três 356 e um 911.
Cinco anos mais tarde, ou seja, há meio século, o Departamento de Imprensa da Porsche fazia chegar às redacções a informação de que iria mostrar em Genebra "o mais forte automóvel de competição, sério competidor para as corridas de longa distância".
Dias depois, captando as atenções do todos, era mostrado o Porsche 917 de chassis nº 001, automóvel que por estes dias passou a estar exposto no Porsche Museum.





Fotos: Porsche AG
Genebra: palco histórico das estreias da Porsche Genebra: palco histórico das estreias da Porsche Reviewed by Auto Vintage on 8.3.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.