Dia 11 de Janeiro de 1955. Em Itália nasceu mais um construtor de automóveis, em resultado de uma parceria criada por três conhecidas empresas transalpinas: a Fiat, a Pirelli e a Bianchi, fabricante de bicicletas, que, ao entrar no mundo das quatro rodas, deu origem à Autobianchi. Passados 14 anos, em 1969, nasceu um dos cinquentenários deste ano, o A112.
Quando nasceu a Autobianchi já tinham passado 70 anos sobre a data em Edoardo Bianchi se tornara fabricante de bicicletas, empresa que se mantém até aos dias de hoje.
Se bem que os automóveis tenham atraído a Bianchi logo no início do século – foi feito apenas um automóvel, com motor De Dion Bouton – apenas em 1955 é que se concretizou esse sonho, com a apresentação da Bianchina.
Mais recente, quase década e meia (e já depois de dois outros modelos, o Stellina e o Primula), é o A112, que nasce meses depois da Bianchi ter vendido as suas participações na empresa automóvel, que passou a ser totalmente controlada pela Fiat.
Fiat que, em grande medida, deu corpo ao A112: assente na mesma plataforma desenvolvida para o Fiat 128, o A112 montava o motor de 903cc, herdado do Fiat 850, mas com a particularidade de pela primeira vez ter sido montado à frente, num automóvel de tracção dianteira.
Evoluído por oito vezes, até 1986, terminou a sua carreira comercial com mais de 1,2 milhões de unidades vendidas, uns milhares delas da mais desportiva das suas versões: o A112 Abarth.
Aniversário da Autobianchi e 50 anos do A112
Reviewed by Auto Vintage
on
11.1.19
Rating:
No comments: