Sergio Marchionne (1952-2018)



Homem forte do Grupo FCA faleceu em Zurique.


Sergio Marchionne, até há dias o todo-poderoso homem da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), morreu hoje em Zurique, na Suíça, em resultado de complicações surgidas na sequência de uma intervenção cirúrgica.
No fim-de-semana, a FCA tinha a anunciado a substituição do seu CEO (que também era o líder da Ferrari), dando conta dos problemas de saúde do gestor, mas a notícia de hoje apanhou todos de surpresa.
Chegado à Fiat em 2003 (subindo à liderança no ano seguinte), após uma longa e bem sucedida carreira no sector financeiro, Marchionne era admirado por muitos… e odiado por outros tantos.
Reestruturou a Fiat e posteriormente resgatou a Chrysler, juntando-as numa só, ao mesmo tempo que "deixou cair" marcas como a Lancia, que presentemente está reduzida a um único modelo (o Ypsilon), vendido apenas em Itália.
Com ideias muito firmes, que levava para a frente mesmo com forte oposição, não há muito tempo defendeu que o grupo deveria apostar em três marcas que entendia terem visibilidade universal: a Alfa Romeo, a Maseratti e a Jeep.
De todas as decisões ousadas que tomou ao longo dos seus 14 anos de gestão – foi ele quem decidiu tornar a Ferrari uma companhia autónoma, cotada em bolsa – a mais polémica foi sem dívida o abandono da Lancia, de quem no ano passado afirmou: "Tenho imensa pena de não poder financiar o relançamento da Lancia, mas nunca vi um projecto convincente desta marca e com potencial ganhador".
Na mesma altura, confessou que nada tinha contra o passado da marca e que até tinha acabado de adquirir um velho Lancia Delta Integrale.


Sergio Marchionne (1952-2018) Sergio Marchionne (1952-2018) Reviewed by Auto Vintage on 25.7.18 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.