Rainha Santa ao "photo finish"



António Ramos-Ivo Tavares triunfam com os mesmos pontos de Marcos Fernandez Adan-Adolfo Gonzalez-Almuiña.


António Ramos-Ivo Tavares, em Toyota Corolla GTi, venceram a 48ª edição do Rali Rainha Santa, mas foi necessário recorrer ao "photo finish" para saber que a vitória era sua. Tudo pelo facto de terem chegado ao final do rali do Clube Automóvel do Centro com os mesmos postos dos espanhóis Marcos Fernandez Adan-Adolfo Gonzalez-Almuiña, em VW Golf GTi.
Ambas as equipas chegaram ao final com 96 pontos, em 161 controlos contabilizados, tendo de se recorrer ao critério de desempate, que de acordo com o regulamento particular do rali era o maior número de controlos efectuados a zero: Ramos-Tavares tinham 87 passagens "limpas" e os seus concorrentes 79.
Este final emocionante ilustra bem o que foi um rali que ficou marcado, pelo menos na sua recta final, pela indecisão.
A quatro PEC's (de um total de 13) do final do rali, a liderança era ocupada pelos regressados João Vieira Borges-João Serôdio, que pareciam ter a prova controlada.
Puro engano, pois na PEC seguinte foram os espanhóis do Golf GTi a chegarem ao primeiro posto.
No seguinte, nova mudança de líderes, agora com João Paulo Martinho-Tiago Caio a chegarem ao primeiro posto, seguro… por um segundo, vantagem sobre Ramos-Tavares e Adan-Adolfo Gonzalez-Almuiña.
Na derradeira PEC, nova reviravolta: Martinho-Caio "perderam-se" na classificação (caíram para a 15ª posição), Vieira Borges-Serôdio subiram de quartos a terceiros e Ramos-Tavares e Adan-Adolfo Gonzalez-Almuiña voltaram a empatar, resultando desse facto o empate pontual final e a vitória do Toyota Corolla GTi.





Fotos de Rui Correia
Rainha Santa ao "photo finish" Rainha Santa ao "photo finish" Reviewed by Auto Vintage on 2.7.18 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.