Modelo foi apresentado pela primeira vez a 6 de Outubro de 1955, começando a ser fabricado no dia seguinte.
Dia 6 de Outubro de 1955. A 42ª edição do Salão Automóvel de Paris abriu as suas portas naquela quinta-feira. Sob a majestosa abóbada do Grand Palais estava colocado um novo modelo, o primeiro Citroën DS.
Apresentando-se com uma chapa de matrícula onde se poderia ler “1956 DS 19” – na realidade o modelo só entrou em produção no dia seguinte, estando planeada comercialização para o ano seguinte –, o revolucionário modelo, na senda da tradição da Citroën, captou as atenções de milhares de visitantes, como é patente nas imagens da época.
No final desse dia 6 de Outubro de 1955 a Citroën já tinha vendido 12 mil unidades, número que até ao final do certame, dez dias mais tarde, subiu para as 80 mil encomendas.
A aparição do novo modelo suscitou espanto, admiração e surpresa, face a um automóvel que ninguém tinha visto antes, apesar dele ser resultado de um longo período de desenvolvimento.
Iniciado em 1938, por iniciativa do então director da Citroën Pierre Boulanger, e continuado por Pierre Bercot, seu sucessor a partir de 1950, o projecto VGD (Véhicule de Grande Diffusion) só se concretizaria 17 anos mais tarde, com o lançamento do DS 19.
Três homens estiveram particularmente envolvidos na sua concepção e desenvolvimento. O primeiro, André Lefèbvre, engenheiro aeronáutico de formação, que era um fervoroso defensor da tracção dianteira, bem como da aerodinâmica, da leveza e da centralização do peso. O segundo, Paul Magès, engenheiro, criador do conceito hidráulico, que inventou a famosa suspensão hidropneumática, bem como a assistência hidráulica à direcção, à embraiagem e à travagem do DS. Por fim, Flaminio Bertoni, um talentoso estilista, escultor e pintor, e a sua equipa de designers, que deram ao DS as suas linhas revolucionárias e elegantes.
Com constante alargamento e modernização da gama, o Citroën DS foi fabricado até Abril de 1975, chegando ao fim desses 20 anos de vida com 1.330.755 unidades produzidas.
Ao longo da sua vida foi um pouco de tudo, de veículo de competição (foram históricas as suas vitórias no Rally de Monte Carlo) a automóvel presidencial, de estrela no Cinema a ícone da publicidade.
E sempre, com as suas constantes evoluções, um automóvel de vanguarda, cuja efeméride merece ser comemorada.
Fotos: DS Automobiles

No comments: