Espectáculo no horizonte com o Historic Endurance

“Obrigada” a distribuir os 76 inscritos por duas grelhas, competição proporcionou quatro excelentes corridas.

Já se sabia que a enorme adesão dos concorrentes do Iberian Historic Endurance “obrigava” a desdobrar a competição em duas grelhas. O resultado foram quatro excelentes corridas, no âmbito do Algarve Classic Festival.

A grelha do Iberian Historic Endurance 1 (IHE 1) foi composto pelas classes Gentleman Driver Spirit (GDS), H-1965 e GTP & Sportscar (GTP & SC) até 1965, enquanto que a grelha que foi denominada Iberian Historic Endurance 2 (IHE 2) composta pelos automóveis das classes H-1971 e H-1976.

Com a pista molhada, a Corrida 1 do IHE 1 iniciou-se com o Ford GT40 da dupla Paulo Lima-Ricardo Pereira a liderar, acabando, porém por vir a ser o AC Cobra da equipa Chris Chiles Jr-Bas Jansen a impor-se, terminando com cerca de 11 segundos de vantagem para o GT40 com o nº 5.

Já na segunda corrida e com o asfalto já seco, Paulo Lima e Ricardo Pereira vieram a impor o Ford GT40, liderando o pelotão durante as 20 voltas da corrida.

Mais uma vez, a principal oposição veio do AC Cobra da dupla Chris Chiles Jr-Bas Jansen, que, no entanto, ficou bastante distante, a mais de 41 segundos dos vencedores.

Já na primeira corrida da IHE 2 foram muitos os despiques e as mudanças na liderança, que começou por ser ocupada pelo Chevrolet Corvette L88 da dupla Pedro Bethencourt-Mário Silva.

No entanto, no final, a vitória foi para o Porsche 911 3.0 RS da dupla Bruno Duarte-Filipe Jesus, que terminaram as 20 voltas à pista quase 45 segundos à frente do Porsche 911 2.8 RSR de Robin Ellis.

Por último, na segunda corrida da IHE 2 um piloto que não tinha ido além da 13ª posição na primeira corrida acabou por ser o vencedor.

Com um início de corrida novamente muito animado, Renault chegou à liderança na segunda volta, perdendo a posição pouco depois, para um regressado Corvette da dupla Pedro Bethencourt-Mário Silva, que até aí tinha ultrapassado 17 adversários.

Primeiro uma entrada em pista do Safety-Car e depois as paragens nas boxes, o Porsche 911 2.8 RSR de Jean-Jacques Renaut regressou à primeira posição e a sua primazia não seria mais beliscada até ao final da corrida, que terminou com o francês a bater pela margem mínima os vencedores da primeira corrida, Bruno Duarte-Filipe Jesus.

O Historic Endurance regressa no Estoril Endurance Festival para a sua prova de encerramento da temporada — os tradicionais 250 Km do Estoril —, a disputar-se no fim-de-semana de 29 e 30 de Novembro, no Autódromo do Estoril.


Fotos: Rui Correia








Espectáculo no horizonte com o Historic Endurance Espectáculo no horizonte com o Historic Endurance Reviewed by Auto Vintage on 28.10.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.