Próximo leilão da RM/Sotheby’s com 12 veículos que poderiam participar no London to Brighton, que se realiza no dia seguinte.
Contrariando o título desta notícia, nenhum dos automóveis que a RM/Sotheby’s leiloará no próximo sábado alinhará no dia seguinte em mais uma edição da London to Brighton. Mas são 12 os exemplares fabricados antes de 1 de Janeiro de 1905 (e, como tal, elegíveis para a corrida) que vão a leilão. Quem sabe se não correrão no próximo ano…
Sendo o patrocinador principal da corrida que entre Hyde Park, em Londres, e Madeira Drive, em Brighton, celebra a Emancipation Run, a corrida de 60 milhas (cerca de 96,5km) é reservada a “carros de três ou quatro rodas, fabricados antes de 1 de Janeiro de 1905”.
Ora, são os 12 modelos do catálogo da RM/Sotheby’s que se enquadram naqueles parâmetros que nos interessam aqui.
O mais antigo, de 1900, é um Mignonette-Luap 2.2 HP Voiturette, com valor estimado entre 25 e 30 mil libras, e o potencialmente mais valioso (entre 300 e 350 mil libras) o mais recente, um Talbot CT4VB 12/16 HP Brougham, de 1904.
Dois modelos de marcas com uma história completamente diferente: a Mignonette-Luap, criada em Bordéus, que deixou de produzir em 1900 e a ainda hoje conhecida Talbot, criada em Londres, em 1902, por Clément-Tabot, que apesar da aparência do apelido era totalmente britânico.
A mais representada neste segmento dos Veteranos é a De Dion-Bouton, com um Type L Vis-à-Vis Voiturette, de 1902, e um Tricycle transformável em quadriciclo, do ano anterior.
Com os modelos de origem francesa em maioria (de fabricantes como a Colliot, Boyer e Clément-Bayard), não faltam também os norte-americanos (Oldsmobile, Cadillac e Rambler) e os britânicos (Humber e Turner-Miesse).
Uma boa parte dos automóveis oferecidos, como é referido no catálogo, já participaram em anteriores edições da London to Brighton, argumento que, naturalmente, é sempre lembrado pela leiloeira.
A terminar, recorde-se que o leilão do próximo sábado não se resume aos Veteranos. Mas isso será tema para outro texto.
Foto: RM/Sotheby’s
 Reviewed by Auto Vintage
        on 
        
30.10.25
 
        Rating:
 
        Reviewed by Auto Vintage
        on 
        
30.10.25
 
        Rating: 
 
 

 
 
 
 
 
No comments: