Antigo piloto alemão não resistiu às sequelas de um AVC.
Faleceu Jochen Mass, antigo piloto de Fórmula 1 (e não só), uma das figuras mais populares do desporto alemão, que não resistiu às sequelas de AVC sofrido em Fevereiro passado.
Natural de Dorfen, na Baviera, onde nasceu a 30 de Setembro de 1946, Mass chegou tarde à Fórmula 1 (tinha 27 anos), onde viria a disputar 105 Grandes Prémios, tendo falhado a qualificação em nove.
Foi a 14 de Julho de 1973, em Silverstone, ao volante de um Surtees, que fez a sua estreia no Circo. Dois anos depois, já como piloto da McLaren, venceu o Grande Prémio de Espanha de 1975, ainda disputado no icónico Circuito de Montjuich.
Parecia, então, que seria a primeira de muitas vitórias. Mas não.
Subiu ao pódio por mais sete vezes, fez duas voltas mais rápidas em corrida, mas não mais venceu até ao G.P. de França de 1982, a última prova de Fórmula 1 que disputou.
Tendo sido a vitória em Espanha a única na F.1, 14 anos depois Mass teve um outro triunfo, talvez ainda mais saboroso: a vitória nas 24 Horas de Le Mans, fazendo equipa com Manuel Reuter e Stanley Dickens, ao volante de um Sauber-Mercedes C9.
À semelhança da F. 1 e apesar de mais sete participações foi também o único triunfo de Mass em Le Mans.
Mas, como ainda hoje lembrava, a Mercedes-Benz (ele que nos últimos anos foi embaixador da marca), Jochen Mass fica para a história por uma terceira vertente: foi ele o mentor do Mercedes Junior Team, que daria ao desporto automóvel pilotos como Karl Wendlinger, Heinz-Harald Frentzen e (last but not least) Michael Schumacher.
Foto: Media Daimler

No comments: