Isotta Fraschini: a elegância segundo Rudolph Valentino


O automóvel sonhado pelo astro do Cinema Mudo e que só ficou pronto após a sua morte.


Nos Anos 20 do século passado, o nome Isotta Fraschini era sinónimo de luxo e elegância automóvel. Entre os clientes ilustres destacava-se a estrela Rudolph Valentino, que encomendou um 8AS Roadster. Consagrado em Pebble Beach em 2015, agora o modelo conquistou o título de “Best of Show”, no Concurso de Elegância de Lugano.

Comprado, há quatro anos, pela Audrain Collection de Rhode Island, o automóvel dos sonhos de Rudolph Valentino voltou a atravessar o Atlântico, para se apresentar no concurso suíço.

Trata-se do chassis 1175, carroçado pela Fleetwood e tem uma história com um desenvolvimento pouco comum.

Apresentado pela Isotta Fraschini precisamente há 100 anos, em 1924 o Tipo 8A S prometia vir a ser o automóvel dos monarcas e das estrelas da Sétima Arte. Apenas a título de exemplo, entre os seus proprietários contaram-se figuras como Stalin, Mussolini e o Papa Pio XI, que tinha dois.

Quando encomendou o seu Isotta Tipo 8A S, Valentino mandou entregar o automóvel a Ray Dietrich, da carroçadora LeBaron. Pretendia equipar o seu veículo com uma carroçaria especial, tipo roadster. Porém, a LeBaron não estava equipada o suficiente para desenvolver o projecto, e coube a Elmo di Paoli, da Fleetwood, realizar o trabalho.

Valentino, que já detinha dois outros Isotta, queria que este fosse especial.

Originalmente, o Tipo 8A S vinha com interior em couro, tinha a consola banhada a ouro e, sobre o radiador, a famosa mascote da marca, uma cobra capelo.

Valentino tinha grande interesse na construção de seu automóvel, supervisionando o trabalho sempre que podia deslocar-se à Pennsylvania, onde se situava a Fleetwood.

Infelizmente, a 15 de Agosto de 1926, o actor teve um desmaio, no Hotel Ambassador, em Nova Iorque. Levado para o hospital, foi-lhe diagnosticada uma úlcera perfurada. Operado de urgância, perecia estar a recuperar bem, quando uma peritonite fez soar os alarmes.

Com 31 anos, Valentino, ao tempo o maior astro do Cinema, faleceu a 23 de Agosto de 1926.

Voltando ao Isotta, o trabalho da Fleetwood ainda não estava terminado e o actor deixou uma dívida de 25 mil dólares (que se diz ainda estar por saldar…).

O Isotta-Fraschini Tipo 8A S com que Valentino sonhou foi entregue à própria marca, que o expôs no seu stand, no Salão Automóvel de Nova Iorque.


Foto: Lugano Elegance 

Isotta Fraschini: a elegância segundo Rudolph Valentino Isotta Fraschini: a elegância segundo Rudolph Valentino Reviewed by Auto Vintage on 23.5.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.