Um novo “fenómeno” chamado Ferrari Dino 246

Modelo triplicou de valor nos últimos dez anos e está quase no milhão de dólares.

Um Ferrari Dino 246 GTS foi vendido em Amelia Island por 918.000 dólares. Não foi um recorde, mas a confirmação de que o modelo é um dos “fenómenos” do momento, tendo triplicado de valor numa década.

Como há dias recordava a revista Magneto, no célebre “Price Guide” da Hagerty de 2012 os Dino 246, GT ou GTS, estavam avaliados no intervalo entre 90 e 120 mil dólares.

Dizia-se inclusive na época que “nem era um Ferrari”… E, no entanto, os anos recentes vieram contrariar essa sina.

Como dissemos, o GTS vendido há dias em Amelia Island mudou de mãos por 918 mil dólares, valor que não chegou aos 967.000 pagos no ano passado, mas que parecem confirmar uma tendência, que promete fazer o modelo ultrapassar em breve o milhão de dólares.

Construído em homenagem a Alfredino “Dino” Ferrarri, o filho de Enzo prematuramente desaparecido, o 246 está equipado com um motor V6, que começou a ser desenvolvido, em colaboração com Vitorio Jano, pelo próprio Dino Ferrari.

Desenhado por Aldo Brovarone, no seio da Pininfarina, o “Ferrari Pequeno” – ao qual terá sido o próprio Enzo Ferrari que não quis dar o nome de Ferrari mas apenas de Dino –, inicialmente (1967) o 206 GT, transformou-se com o passar dos anos como um ícone, que agora está a ser reconhecido pelos coleccionadores.

Evoluído em 1969 para a versão 246 com um novo motor V6, um alongamento de 60mm e uma carroçaria que passou a ser em aço e não em alumínio, beneficiando do acordo entretanto celebrado entre a Fiat e a Ferrari, o Dino veio a ser um grande êxito comercial.

Nada, porém, que fizesse prever a actual evolução do seu preço.

Basta comparar o seu valor com um Porsche 911 contemporâneo, o automóvel com o qual o Dino deveria competir no mercado…


Foto: Gooding & Company

Um novo “fenómeno” chamado Ferrari Dino 246 Um novo “fenómeno” chamado Ferrari Dino 246 Reviewed by Auto Vintage on 7.3.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.