Singular colecção de um texano em leilão na sexta e no sábado.
É já no final da semana (sexta-feira e sábado) que, na cidade Houston, no Texas, terá lugar o leilão da “White Collection”, a reunião de dezenas de modelos da Porsche, quase todos na cor branca.
Foi em 2018 que o mundo ficou a conhecer esta quase bizarria de um texano apaixonado pela Porsche. Nessa altura, o proprietário da colecção abriu as portas do seu enorme armazém – todo pintado de branco… – a um grupo de membros do Porsche Club of America.
No interior, mais de meia centena de modelos da Porsche, dos Clássicos aos Modernos, todos pintados de branco.
Agora, cinco anos volvidos, é essa colecção que serve de base ao leilão da RM/Sotheby’s, que tem em catálogo quase meio milhar de itens de memorabilia relaccionada com a Porsche e 62 veículos, total atingido com cinco automóveis de marcas diversas, dois tractores (Porsche, claro, mas pintados no original vermelho) e 57 modelos fabricados em Estugarda.
Ironicamente, o Porsche mais antigo, um 356 Pre-A de 1953, é um dos poucos que não se encontra pintado em branco.
Do 356 ao 911 Targa 4S Heritage Design Edition, de 2021, quase toda a evolução da marca de Estugarda é “contada” neste leilão, onde, entre os Clássicos (o mais caro do catálogo é um hipercarro 918 Spyder “Weissach”, de 2015), o mais valioso é um Carrera RS 3.0, de 1974, avaliado entre 2.250.000 e 2.750.000 dólares, mais meio milhão do que o estimado para um Carrera 2.7 Lightweight, de 1973.
No geral, todos os valores estimados são bastante elevados, restando saber se os participantes no leilão (que só é aberto a quem estiver registado como licitante) estarão com carteira para comprar um dos Porsche… branco.
Foto: RM/Sotheby’s
No comments: