Automóvel – de outros tempos, de hoje e do futuro – no centro das atenções.
Decorre até domingo, na propriedade do Duque de Richmond, o Goodwood Festival of Speed. Automóveis de outros tempos, de hoje e do futuro são o centro das atenções, de um evento que celebra 30 anos.
Foi em em 1993 que Charles Henry Gordon-Lennox – então “apenas” Conde de March, hoje elevado ao título de 11º Duque de Richmond – deu corpo à sua paixão pelos automóveis, abrindo as portas da sua propriedade a um evento dedicado aos motores.
Hoje, passadas três décadas, o Festival of Speed é um evento que vai muito para além da icónica subida da rampa existente na propriedade.
Ao contrário do Goodwood Revival, que se realiza anualmente em Setembro, o Fesival of Speed é muito mais abrangente. Reunindo, é certo, alguns automóveis e pilotos de outros tempos, mas indo muito mais além.
Numa altura em que os grandes salões automóvel parecer ter decaído irremediavelmente na escala dos departamentos de marketing das marcas, são eventos como este de Goodwood que são agora escolhidos para apresentar novidades.
Apenas citando algumas, no Festival of Speed é possível ver a estreia de modelos de marcas como a Alpine, Aston Martin, Bentley, BMW, Ferrari, Lamborghini, McLaren, Polestar, Porsche, Mercedes-Benz, Renault e Rolls-Royce.
É certo que há lugar para os Clássicos – incluindo o leilão da Bonhams, com 79 automóveis em catálogo –, mas também, por exemplo para o Moto GP, com Miguel Oliveira a ser um dos pilotos presentes.
Em termos de pilotos a “estrela do ano” é o antigo campeão do Mundo Sebastian Vettel, sendo que quatro equipas actuais de F. 1 também marcam presença.
Enfim, o Goodwood Festival of Speed – que tem como temas principais os 75 anos da Porsche, como está patente na gigantesca escultura de Gerry Judah, e o Centenário das 24 Horas de Le Mans – é um pouco de tudo, desde que tenha a ver com motores.
E promete muita animação, até ao próximo domingo.
Foto: Goodwood
No comments: