Elegância de Villa d’Este arrancou… em Monza

Margens do Lago Como são até domingo a “capital mundial” dos Clássicos.

Com o arranque da Prelude Tour, no Autódromo de Monza, iniciou-se a edição de 2023 do Concorso d’Eleganza Villa d’Este. Um importante leilão internacional, a exposição dos 100 Anos de Le Mans, para além da Elegância propriamente dita, fazem com que as margens do Lago Como sejam, até domingo, a “capital mundial” dos Clássicos.

S. Pedro parece ser amigo dos Clássicos. O mau tempo que tem assolado grande parte da Itália – ditando, por exemplo, o cancelamento do G. P. de Imola ou o encurtamento de etapas do ciclista Giro – parece poupar Cernobbio e as margem do Lago Como.

Hoje e amanhã há nuvens e alguma chuva, mas para domingo até se espera sol.

No Concurso propriamente dito apresentam-se 90 automóveis

– do Piccard-Pictet-R2, de 1920, o mais antigo, ao Isdera Spyder 033-16, de 1986, o mais moderno –, distribuídos por oito categorias.

Todas com nomes interessantes: Luxo de alta velocidade pré-Guerra; Grand Vitesse: Pilotos de fim-de-semana do pré-Guerra; Índia incrível: As deslumbrantes indulgências automobilísticas dos poderosos marajás; Porsche aos 75 anos: Mergulhando no catálogo icónico e excêntrico da Lenda de Estugarda; Gran Turismo: Experimentando os GT europeus do pós-Guerra; “Look Made in Italy”: Estilos que conquistaram novos mundos; e Aí vem o Sol: “Topless” feito de outra forma!

Com a realização da Prelude Tour, hoje já foi possível ver algumas das máquinas presentes, sendo que amanhã tem lugar, na vizinha Villa Erba, o chamado Dia do Público, que mais uma vez é chamado, pelo seu voto, a atribuir a Coppa d’Oro, troféu paralelo ao título de Best of Show, cuja atribuição está a cargo de um Júri.

Tendo a BMW como principal patrocinador, esse facto (apesar de ser notória a presença de modelos de todos os tempos da marca bávara) não inibe a presença oficial de outros construtores, nomeadamente da Mercedes-Benz – que levou até Itália vários automóveis, incluindo o 300 SL W 194, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1952 – ou da Porsche, que entre outros está presente com um protótipo do 901 (posteriormente 911) ou o enorme 917 com as cores da Martini.











Fotos: BMW Group Media

Elegância de Villa d’Este arrancou… em Monza Elegância de Villa d’Este arrancou… em Monza Reviewed by Auto Vintage on 19.5.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.