Duesenberg SJ: um marajá eleito “rei” em Villa d’Este

Modelo único, com carroçaria de Gurney Nutting, ganhou o título de “Best of Show”.

Um singular Duesenberg SJ, com carroçaria de Gurney Nutting, de 1935, foi eleito “Best of Show” no Concurso de Elegância de Villa d’Este. Um automóvel originalmente construído para um marajá, agora eleito “rei”.

Uma das novidades da edição deste ano do Concorso d’Eleganza Villa d’Este era a existência de uma categoria com o nome de “Índia incrível: As deslumbrantes indulgências automobilísticas dos poderosos marajás”.

Parecia apenas uma curiosidade, destinada a abrir portas aos singulares automóveis encomendados pelos marajás indianos nos anos que antecederam a II Guerra Mundial.

No final, porém, acabou por ser muito mais do que isso: foi a abertura das portas ao futuro vencedor.

Automóvel que, no anos 30 do século passado, fez as delícias das grandes estrelas de Hollywood – como Gary Cooper, Clark Gable, Greta Garbo ou James Cagney –, para já não falar no Grande Gatsby, os enormes modelos norte-americanos, tendo como pináculo o SJ, com o seu motor de onde saiam 320 cavalos, tornaram-se apetecidos pelos poderosos de todo o mundo.

Assim aconteceu em 1934, quando o jovem indiano Holkar of Indore (então apenas com 28 anos) encomendou o seu “Duesy”, que lhe foi entregue no ano seguinte.

Recebida a encomenda, o Duesenberg foi expedido para Londres, para ser carroçado por John Gurney Nutting, célebre pelos seus trabalhos tendo por base Rolls-Royce, Bentley ou Daimler.

Desta feita Nutting criou uma carroçaria “boattail”, acabada em duas cores.

Quando o automóvel ficou pronto, o seu dono, temendo o expansionismo japonês, pediu que o mesmo fosse enviado não para a Índia mas sim para a sua propriedade na California.

Só depois de terminada a II Guerra Mundial o carro do marajá seguiu para a Índia, onde não esteve por muito tempo, uma vez que em 1959 foi vendido para os Estados Unidos, entrando na garagem da família do general William Lyon, onde se mantém até hoje.

Agora, um seu descendente, também de nome William Lyon, levou-o até às margens do Lago Como, onde teve a sua consagração máxima.

Nos próximos dias, olharemos para as restantes categorias e para o vencedor da Coppa d’Oro, o Ferrari 250 GT Spyder California, de 1961.





Fotos: BMW Group Media

Duesenberg SJ: um marajá eleito “rei” em Villa d’Este Duesenberg SJ: um marajá eleito “rei” em Villa d’Este Reviewed by Auto Vintage on 22.5.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.