Auto-Rádio: um século de música no automóvel


No Dia Mundial da Rádio recordam-se os primeiros passos do que passou a ser um complemento indispensável de todos os veículos.


A propósito do Dia Mundial da Radio, que desde 2012 se assinala a 13 de Fevereiro, a Opel veio lembrar o seu papel pioneiro na Europa na instalação de um rádio num automóvel. A história do auto-rádio, todavia, tem um século, e começou do outro lado do Atlântico.

Como sempre acontece nestas coisas de “quem foi o primeiro?” há sempre versões diferentes. A mais sólida, porém, parece apontar para que o primeiro rádio montado num automóvel tenha sido um Westinghouse, colocado a bordo de um Chevrolet de 1922.

A solução, experimental, foi seguida em 1926 com um Philco, mas só em 1930 é que o auto-rádio criado pelos irmão Paul e Joseph Galvin, foi colocado no mercado: deram-lhe o nome, que chegou até hoje, de… Motorola.

Solução inovadora, embora bastante cara, uma vez que o Motorola custava 130 dólares, para ser montado num Ford A, que se vendia por 540 dólares.

Do lado de cá do Atlântico, a Rádio levou mais tempo a crescer e, consequentemente, a necessidade de levar música para o interior do automóvel também.

Na Alemanha, a primeira estação de Rádio entrou em funcionamento em 1923. Na época, Fritz von Opel, neto do fundador da Opel, foi também um pioneiro da Rádio, estando envolvido na criação do "Südwestdeutscher Rundfunkdienst".

Sabendo da introdução do auto-rádio nos Estados Unidos, a Opel propôs pela primeira vez um auto-rádio em 1938, como acessório disponível para o seu modelo Admiral.

Inicialmente montado debaixo do tablier, perto do chão, apenas um ano mais tarde, com a introdução do Kapitän, a Opel disponibilizou um rádio Blaupunkt opcional, já integrado no tablier. O som já não vinha da zona dos pés, mas do meio do habitáculo, para que os passageiros pudessem desfrutar do som.

Sempre em evolução constante, paralela à do próprio automóvel, o primeiro auto-rádio com FM – também um Blaupunkt – foi lançado em 1952, um ano antes da aparição do Becker Mexico, o primeiro auto-rádio com AM/FM e o primeiro com botão de busca automática.

Por estranho que hoje nos pareça, apenas uma década mais tarde (1963), novamente graças à Becker – com o seu modelo Monte Carlo – é que surgiu no mercado o primeiro auto-rádio totalmente baseado em transistores, sem recorrer às antigas válvulas.


Foto: Publicidade Motorola 

Auto-Rádio: um século de música no automóvel Auto-Rádio: um século de música no automóvel Reviewed by Auto Vintage on 13.2.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.