“Condições excepcionais” no Monte Carlo Historique

Clima deixa tudo baralhado e os suíços Enz-Seeberger (Lancia Fulvia 1.3S) continuam a liderar após a segunda parte da Etapa Comum.


A “lotaria” do clima está a deixar tudo baralhado no topo da classificação do Rally Monte Carlo Historique deste ano. No final da segunda parte da Etapa Comum, tal como já acontecia na véspera, a dupla suíça Claudio Enz-Cristina Seeberger, em Lancia Fulvia 1.3S de 1970, continua a liderar.

Para além de muitas queixas sobre deficiências na cronometragem – que até já levaram ao abandono, em protesto, de duplas como Jose Lareppe-Patrick Lienne – certo é que as condições climatéricas estão a condicionar como nunca a edição deste ano do Monte Carlo Historique.

Basta olhar para a Classificação Geral, no final da Parte 2 da Etapa Comum: entre os 11 primeiros (incluindo os líderes) há cinco equipas que disputam a prova em média baixa. Tudo automóveis de fabrico anterior a 1970…

Ainda hoje, na nona prova de regularidade (PR) do rali (segunda do dia) a vitória foi para o único Porsche 356 presente, da dupla finlandesa Vile Silvasti-Jukka Silvasti, que já tinham terminado a Etapa de Classificação na segunda posição. Uma surpresa, para um automóvel de 1960.

Mas, a “instabilidade” é tal que tanto se encontra um Porsche 911 a vencer uma PR (a 10ª, por Pascal Perroud-Guillaume Allais), como um Mini Cooper dos anos 60 (a 8ª, pelos italianos Giorgio Schon-Francesco Giammarino).

Ou então, com aconteceu na última das “especiais” de hoje, com um antigo campeão a impor o seu nome: Maurizio Verini (que conduz um Fiat x1/9, sendo navegado por Enrico Merenda), antigo campeão europeu e italiano de Ralis, que, apesar do feito, se encontra na posição 171 da Geral.

Bem mais à frente, mas muito longe do topo, está António Caldeira, como o Lancia Stratos conduzido por Francesco Siccardi, a ocupar  91º lugar, enquanto que Carlos Tavares, muito afectado por problemas mecânicos no Peugeot 104 ZS, está na 190ª posição, entre as 254 equipas que chegaram ao final do dia, contando-se entre os abandonos o terceiro português, Victor Fernandes.


Foto: ACM 

“Condições excepcionais” no Monte Carlo Historique “Condições excepcionais” no Monte Carlo Historique Reviewed by Auto Vintage on 30.1.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.