Lancia: novo logótipo em dia de aniversário

Marca – fundada a 29 de Novembro de 1906 – anunciou planos até 2028.

Empenhada em regressar em força ao segmento premium, a Lancia anunciou os seus planos para os modelos que pretende lançar entre 2024 e 2028. Ao mesmo tempo, foi mostrado um novo logótipo, o oitavo em 116 anos.

Foi a 29 de Novembro de 1906 que Vincenzo Lancia, em sociedade com o antigo piloto de testes da Fiat Claudio Fogonlin, registou a empresa Lancia & C. Fabbrica Automobili, que apresentou. Dois anos mais tarde, o seu primeiro modelo, o Tipo 51 ou 12HP, posteriormente denominado Alfa.

Então, a 18 de Janeiro de 1908, no Salão de Turin desse mesmo ano, o 12HP apresentou-se com o nome Lancia em grande destaque na grelha do radiador, solução abandonada em 1911, a primeira vez que o símbolo da Lancia passou a ser uma obra mais elaborada, com uma bandeira hasteada numa lança, sobre um volante de automóvel.

Tratou-se, então, de uma criação do conde Carlo Biscretti di Ruffia, ilustrador, publicitário e apaixonado pelos automóveis, que desenvolveu o logo da marca, a pedido do seu amigo Vincenzo Lancia.

O escudo em forma triangular só aparece mais tarde – em 1929 –, sendo a bandeira e a lança que servia de mastro abandonados no ano 2000.

Inspirado, principalmente, no logótipo de 1957, introduzido pela primeira vez no Lancia Flaminia, o novo emblema da Lancia revisita todos os elementos distintivos do logótipo histórico – o volante, a bandeira, a lança, o escudo e o lettering – reinterpretados para os tornar mais modernos e projetando-os para o futuro.

Todos estes elementos constitutivos da marca são os símbolos da nobreza e do património Lancia, surgindo agora simplificados, tanto em termos de contornos como de formas, surgindo posicionados num novo equilíbrio, capaz de expressar inovação, conceito premium e um italianismo espelhado pela lança assimétrica.

Também novidade é o lettering Lancia, com uma fonte original que se inspira numa das excelências italianas mais intimamente ligadas à história da marca, a Moda. Este novo lettering sublinha o futuro da marca, tornando-a desejável, duradoura e sempre contemporânea.

O logótipo agora anunciado como sendo “Progressive Classic” inscreve-se dentro do conceito Pu+Ra – síntese dos conceitos “Puro” e “Radical” – que presidirá às novas criações da Lancia, que deverão começar com um novo Ypsilon, um pequena eléctrico, a ser lançado em 2024.








Foto: Media Stellantis

Lancia: novo logótipo em dia de aniversário Lancia: novo logótipo em dia de aniversário Reviewed by Auto Vintage on 29.11.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.