Lamborghini expõe no museu de Sant'Agata Bolognese modelo criado em 1968.
A propósito do lançamento da nova (e final) geração do seu modelo Aventador, a Lamborghini para além de dizer que o mesmo era inspirado no Miura Roadster decidiu mostrar o exemplar único, construído em 1968 e mostrado pela primeira vez no Salão de Bruxelas.
Desconhecido da generalidade do público, pelo facto de ser um exemplar único, que nunca entrou em produção, o Miura Roadster foi desenvolvido e mostrado em Bruxelas pela Carrozzeria Bertone.
Hoje, passados 54 anos, continua a ser considerado um dos automóveis mais belos de sempre, pintado na também singular cor Azzuro Flake, tom que agora foi recuperado para o novo Aventador.
Sendo o Lamborgini Miura “normal” um dos automóveis mais icónicos da história, o Roadster, pela sua singularidade, ainda se torna mais importante e a sua exposição no Museu da Lamborghini, em Sant'Agata Bolognese, até ao final de Novembro, está a gerar muita expectativa.
Em 1968, depois da estreia em Bruxelas, o modelo foi também levado para o Salão de Genebra, após o que foi enviado para Sant'Agata Bolognese, onde foi submetido a testes, levados a cabo pelo piloto Bob Wallace.
Desconhecendo-se qual o motivo que fez com que não tivesse entrado em produção, mas sabe-se que, depois de regressar à Bertone, foi vendido à organização International Lead and Zinc Research Association, que lhe efectuou diversas modificações, chegando, inclusive a mudar-lhe a cor.
Entre 2007 e 2008 foi alvo de um restauro completo, que o devolveu a sua forma e cores originais, como se encontra agora em exposição.
Fotos: Lamborghini Media
No comments: