Bugatti T 57 S Vanvooren vence em Villa d’Este


Modelo de 1937, hoje restituído à sua originalidade, já teve um motor… Buick V8.


Um Bugatti Type 57 S, com carroçaria Vanvooren, de 1937, foi eleito “Best of Show” do Conconso d’Eleganza di Villa d’Este de 2022, que teve lugar no fim-de-semana. O Júri do mais prestigiado evento europeu do género decidiu premiar um automóvel que representa bem a categoria em que se incluía: “A Era Dourada da Elegância. A Era da Art Deco e o Design Automóvel”.

Hoje propriedade do monegasco Andrew Picker, que o apresentou a concurso, este Bugatti (um de quatro fabricados) surgiu nas margens do Lago Como num estado imaculado, que não deixa transparecer que ao longo da sua vida já passou pelas mãos de mais de dez proprietários, um dos quais (vice-presidente da General Motors) mandou substituir o original motor, de oito cilindros em linha, por um… Buick V8.

Depois dessa transformação, o Bugatti Type 57 S esteve cerca de quatro décadas sem o seu motor original, até que o mesmo foi encontrado através de uma busca na internet.

Aquilo a que a organização do certame chamou, numa expressão feliz, “um milagre dos dias de hoje”.

O modelo vencedor, como dissemos, foi carroçado pela Carrosserie Vanvooren, empresa dos arredores de Paris, criada em 1888, que atingiu o seu apogeu na década de 30 do Século XX, distinguido-se pelas suas criações sobre as mecânicas de marcas como a Hispano-Suiza, Rolls-Royce, Bentley, Delage, Delahaye e Bugatti.

Foi, aliás, em resultado da colaboração com a Bugatti que mais se destacou o trabalho da Vanvooren, que carroçou diversos modelos da marca, nomeadamente o Type 57, sendo que um exemplar do trabalho da Vanvooren encontra-se em Portugal, no Museu do Caramulo: o Type 57 C Atalante.

À Vanvooren foi confiado em particular o fabrico da versão descapotável, como é o caso do automóvel agora vencedor em Villa d’Este, de que foram feitas quatro unidades.

Com 51 automóveis a concurso, distribuídos por sete categorias, Villa d’Este consagrou muitos outros automóveis, de que falaremos amanhã.








Fotos: BMW Group Classic 

Bugatti T 57 S Vanvooren vence em Villa d’Este Bugatti T 57 S Vanvooren vence em Villa d’Este Reviewed by Auto Vintage on 24.5.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.