Villa d’Este Style: a festa do Alfa Romeo 6C 2500 SS


Celebração anual do icónico modelo – “One Lake, One Car” – tem lugar este fim-de-semana.


A vida da Alfa Romeo confundiu-se, durante décadas, com o seu 6C, fabricado nas mais variadas versões entre 1927 e 1954. De entre todos, porém, um se distinguiu pela sua elegância: a berlinetta, de 1949, com carroçaria Superleggera, fabricada pela Touring. Ao ponto de ter mudado de nome, passando a ser conhecido como Villa d’Este.

Criada em 2012, a iniciativa “Villa d’Este Style, One Lake, One Car” celebra anualmente o Alfa Romeo 6C 2500 Super Sport Villa d’Este. Assim voltará a acontecer no próximo domingo, nas margens do Lago Como, com a presença de cinco dos exemplares sobreviventes.

Recuando no tempo, na Primavera de 1949, quando o 6C 2500 com carroçaria Touring surgiu no palco de Cernobbio, tornou-se evidente para toda a gente qual a viatura iria conquistar a Taça de Ouro do Concurso de Elegância (ao tempo não para Clássicos, mas para novos lançamentos).

A sua originalidade e as linhas únicas eram tão avassaladoras que foi com toda a naturalidade que não só lhe foi atribuído o título desse ano como, “a título honorário”, lhe foi concedido o direito a utilizar o nome daquele que ao tempo era o Concurso de Elegância mais importante do Mundo.

Mas o 6C 2500 Villa d’Este não era só máxima expressão de beleza. Era simultaneamente, um feito notável na criação artesanal de automóveis personalizados e o ponto de viragem em direção a um modelo de produção mais moderno.

Do “Villa d’Este” – um dos últimos modelos da Alfa Romeo a ser construído com chassi autoportante, com a carroçaria feita à mão – só foram produzidas 36 unidades (há quem diga apenas 32), cada uma diferente da outra, seguindo os desejos do cliente e a inspiração dos preparadores.

Partindo do 6C 2500 SS Coupé, construído pela sua própria empresa de preparação de carroçarias Touring, Bianchi Anderloni introduziu importantes modificações: a frente foi redesenhada, com os quatro faróis dianteiros mais bem integrados na carroçaria, e foram acrescentadas duas entradas de refrigeração alongadas sobrepostas. Os guarda-lamas foram incorporados na lateral, mas bem evidenciados. O para-brisas era dividido ao meio e inclinado. A traseira era muito baixa e pronunciada, com dois pequenos e elegantes faróis redondos claramente visíveis.

Nasceu uma obra-prima da arte automóvel do Século XX.

Aos nossos dias chegaram menos de 20, cinco dos quais estarão no próximo domingo em Villa d’Este, para a sua festa anual.

Convidada especial da edição deste ano, uma das criações menos conhecidas tendo como base a mecânica do Alfa Romeo: a lancha produzida pela RIVA, que, depois do final da Guerra, adquiriu cinco embarcações militares feitas a partir do 6C e as transformou em lanchas de luxo.

Villa d’Este Style: a festa do Alfa Romeo 6C 2500 SS Villa d’Este Style: a festa do Alfa Romeo 6C 2500 SS Reviewed by Auto Vintage on 29.4.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.