Primeiro Bentley T-Series regressou… para restauro


Primeira unidade fabricada esteve parada 15 anos e agora terá trabalhos por 18 meses.


O primeiro Bentley T-Series foi dado como pronto no dia 28 de Setembro de 1965. Uma semana depois, foi a estrela da marca no Salão de Paris e, depois, serviu como veículo de testes. Até que ficou abandonado, sem trabalhar, durante 15 anos. Agora vai ser alvo de um restauro, programado para durar 18 meses.

Não é de hoje o sonho de fazer regressar à vida o primeiro dos Bentley T, desenhado por John Blatchley, criador, também do R-Type Continental. Na verdade, já em 2016 um grupo de estagiários se propôs restaurar a “relíquia”.

As alterações entretanto introduzidas na fábrica, para melhorar o desempenho industrial no fabrico dos modelos actuais, ditaram que o projecto ficasse parado.

Agora, porém, acaba de receber “luz verde”, num plano estimado para se prolongar por 18 meses, no final dos quais o primeiro dos Bentley T-Series será integrado na Heritage Collection.

Lançado, como se disse, em 1965, a primeira série do Bentley T (“irmão” do Rolls-Royce Silver Shadow) foi fabricada até 1977, terminando a sua carreira com 1.868 unidades construídas.

O modelo é marcante na história da marca, uma vez que foi o primeiro a ter uma uma carroçaria monocoque, construída em aço e alumínio, montada sobre um chassis onde assenta o motor e onde está ancorada a suspensão independente às quatro rodas, com controlo automático.

A mover todo o conjunto está um motor V8, de 6.230cc, que debita 228 cavalos, que fazia do modelo, quando lançado, o automóvel com a melhor relação peso/potência.


Foto: Bentley Newsroom 

Primeiro Bentley T-Series regressou… para restauro Primeiro Bentley T-Series regressou… para restauro Reviewed by Auto Vintage on 19.4.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.