O “fenómeno” francês dos Concursos de Elegância


Federação Francesa do Veículo de Época apresenta calendário com 22 eventos.


A realização de Concursos de Elegância para Automóveis Antigos tem vindo a crescer em vários pontos do Mundo. Nada, porém, como o “fenómeno” francês, onde a Federação Francesa do Veículo de Época (FFVE) acaba de apresentar um calendário anual com 22 eventos.

Criados inicialmente para automóveis que acabavam de ser lançados, coroando, nos anos 30 e 40 do século passado, modelos que hoje vencem os certames para Automóveis Antigos, os Concursos de Elegância têm vindo um pouco por toda a parte (sendo Portugal uma excepção…) a ganhar cada vez mais destaque.

Numa altura em que a publicidade e o marketing sofrem alterações profundas, de há um par de anos para cá que se verifica, inclusive, que as marcas de prestígio veem nestas organizações um palco de excelência para promover os seus produtos actuais.

Não sendo a pátria dos principais concursos do género – os “campeões” continuam a estar nos Estados Unidos (Pebble Beach e Amelia Island), Itália (Villa d’Este) e Grã-Bretanha (Salon Privé e Hampton Court Palace –, a França tem como principal evento (que faz parte da lista dos 22 da FFVE) o Chantilly Arts & Elégance, que tem lugar em Setembro.

Nem todos os concursos do calendário francês terão a dimensão e o prestígio de Chantilly, mas a Federação Francesa conseguiu criar um padrão de normas que serão comuns a todos os concursos.

Quatro categorias – antes de 1930, de 1931 a 1945, de 1946 a 1970 e de 1971 até mais de 30 anos de idade – e 20 critérios de avaliação comuns fazem parte do documento criado pela Federação, aceite por todas as organizações, que têm, todavia, a liberdade de, em paralelo, criar outras categorias e prémios.

Exemplo disso, aliás, é a original categoria criada para a próxima edição do Chantilly Arts & Elégance, que terá um concurso reservado aos automóveis da vida do recém-desaparecido Jean-Paul Belmondo.

Modelos que o actor utilizou nos muitos filmes em que participou – do Matra 630 de “Ho!” ao Lorraine-Dietrich que Belmondo conduz com Alain Delon a seu lado em “Borsalino” – ou aqueles que guardou na sua garagem.

Uma longa lista, com vários modelos da Ferrari (o 308 GTS, o Dino 246 GT, o 250 Tour de France e o 250 California), o Aston Martin DB5, o Maserati Ghibli Spider, o AC Ace Bristol e o Daimler SP250 Dart.

E também modelos menos luxuosos, como um Peugoet 403 Cabriolet, um Renault-Alpine Gordini ou um Panther Lima.

Uma forma original de prestar homenagem a um actor que era um apaixonado pelo automóvel.


Foto: Peter Auto 

O “fenómeno” francês dos Concursos de Elegância O “fenómeno” francês dos Concursos de Elegância Reviewed by Auto Vintage on 16.2.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.