Auto Union (resultante da fusão com a DKW, a Horch e a Wanderer) foi criada a 29 de Junho de 1932.
A Audi está hoje de parabéns. Foi a 29 de Junho de 1932, faz hoje 90 anos, que foi criada a Auto Union AG, resultado da reunião da Audi, da DKW, da Horch e da Wanderer, que correspondem aos quatro anéis que ainda hoje são o símbolo da marca.
A Auto Union, recorde-se, resultou da crise económica de 1929, que atingiu fortemente a economia alemã, já confrontada com a elevada inflação após o final da Primeira Guerra Mundial.
Ao tempo, as germânicas Audi, DKW, Wanderer e Horch estavam em grande dificuldade e corriam o risco de falência. Em 1932 ocorreu a fusão: nascia o poderoso grupo industrial Auto Union, capaz de oferecer uma ampla gama de produtos, que iam desde as motocicletas DKW até automóveis de segmento médio e médio-alto, da Audi e da Wanderer e, no topo, a prestigiosa Horch.
Com o advento da Segunda Guerra Mundial, a Auto Union tornou-se no maior fornecedor de automóveis das Forças Armadas da Alemanha, suspendendo as suas actividades civis em 1940, para só as retomar no final da década.
Com as suas fábricas a terem ficado “do lado de lá” da Cortina de Ferro, uma nova Auto Union foi fundada, já não na Saxónia mas na Baviera (em Ingolstadt), a 3 de Setembro de 1949.
“Agarrando-se” inicialmente a modelos da DKW, os Auto Union acabariam por voltar, numa época em que a Daimler-Benz controlava a maioria do capital (1958). Isto ainda antes de, em 1964, a Volkswagen comprar o complexo industrial de Ingolstadt e as marcas da Auto Union (então ainda com a excepção da Horch), vindo depois a juntar-lhes a NSU.
Não tardou muito até que, já nos anos 70, a Audi tenha ganho um novo rumo. E é aqui que surge ao outra grande efeméride deste ano: o meio século do lançamento do Audi 80 e com ele as bases para a marca como hoje a conhecemos.
Veja o vídeo no qual a Audi recorda as suas origens.
Vídeo: Audi Media Center
No comments: