Audi celebra em 2022 os 90 anos da Auto Union


As origens da marca estão na reunião com a DKW, a Horch e a Wanderer.


A Audi costuma iniciar o ano anunciando as efemérides que pretende comemorar. Para 2022 o destaque vai para o meio século do modelo 80, mas, principalmente, para os 90 anos da Auto Union AG, criada em Junho de 1932, em resultado da reunião da Audi, da DKW, da Horch e da Wanderer, que correspondem aos quatro anéis que ainda hoje são o símbolo da marca.

No total, serão 28 os marcos da história incluídos no programa do Audi Anniversary Dates 2022. Começando pelas origens, ou seja, o nascimento da Auto Union, que se afirmou com um caminho repleto de sucessos desportivos e uma evolução técnica constante.

A Auto Union, recorde-se acabou por resultar da crise económica de 1929, que atingiu fortemente a economia alemã, já confrontada com a elevada inflação após o final da Primeira Guerra Mundial.

Ao tempo, as germânicas Audi, DKW, Wanderer e Horch estavam em grande dificuldade e corriam o risco de falência. Em 1932 ocorreu a fusão: nascia o poderoso grupo industrial Auto Union, capaz de oferecer uma ampla gama de produtos, que iam desde as motocicletas DKW até automóveis de segmento médio e médio-alto, da Audi e da Wanderer e, no topo, a prestigiosa Horch.

Com o advento da Segunda Guerra Mundial, a Auto Union tornou-se no maior fornecedor de automóveis das Forças Armadas da Alemanha, suspendendo as suas actividades civis em 1940, para só as retomar no final da década.

Com as suas fábricas a terem ficado “do lado de lá” da Cortina de Ferro, uma nova Auto Union foi fundada, já não na Saxónia mas na Baviera (em Ingolstadt), a 3 de Setembro de 1949.

“Agarrando-se” inicialmente a modelos da DKW, os Auto Union acabariam por voltar, numa época em que a Daimler-Benz controlava a maioria do capital (1958). Isto ainda antes de, em 1964, a Volkswagen comprar o complexo industrial de Ingolstadt e as marcas da Auto Union (então ainda com a excepção da Horch), vindo depois a juntar-lhes a NSU.

Não tardou muito até que, já nos anos 70, a Audi tenha ganho um novo rumo. E é aqui que surge ao outra grande efeméride do ano: o meio século do lançamento do Audi 80 e com ele as bases para a marca como hoje a conhecemos.

Veja o vídeo no qual a Audi recorda as suas origens.

Vídeo: Audi Media Center 

Audi celebra em 2022 os 90 anos da Auto Union Audi celebra em 2022 os 90 anos da Auto Union Reviewed by Auto Vintage on 3.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.