Americanos recuperam liderança dos coleccionadores


Arturo Keller (vencedor de Pebble Beach em 2021) passou a ser o primeiro do ranking anual.

No início de cada ano o The Classic Car Trust – grupo com sede no Liechtentein, que reúne personalidades que vão do presidente da FIA ao seu homólogo da FIVA –, publica o seu anuário “The Key”, no qual reúne aquelas que considera serem as 100 melhores colecções de Automóveis Antigos em todo o Mundo. Depois de um ano de interregno, os norte-americanos recuperaram a liderança.

Naturalmente, para a elaboração do seu ranking o The Classic Car Trust leva em consideração o valor económico dos modelos guardados na garagem do respectivo proprietário.

Essa avaliação, porém, só pesa 50% para a elaboração do ranking.

A outra metade dos pontos advém de aspectos como a acessibilidade à colecção que é proporcionada aos entusiastas em geral, o valor cultural e histórico dos veículos e, ainda, os prémios ganhos em concursos de elegância.

Terá sido este último aspecto que fez em 2021 desequilibrar a balança a favor do americano Arturo Keller, ele que levou o seu Mercedes-Benz 540K Autobahn Kurier, de 1938, ao título de “Best of Show” na edição de 2021 do Concurso de Elegância de Pebble Beach.

Arturo Keller – produtor de vinhos da California, que divide a direcção da sua colecção com a sua mulher Deborah Keller – é descrito pelo como uma pessoa modesta e reservada, mas que hoje é uma figura central do universo dos Automóveis Antigos

Keller destronou Evert Louwman, dos Países Baixos, cuja colecção pode ser vista em Haia, no museu que tem o seu nome.

Líder do ranking The Key há três anos, o estilista norte-americano Ralph Lauren continuou, tal como há 12 meses, a ocupar a terceira posição, de uma tabela em que para além de Louwman só há mais um europeu, o suíço Albert Spiess.

Segundo o The Classic Car Trust as 100 colecções reunidas no seu ranking contam com cerca de 3.500 automóveis, num valor total superior as 10 mil milhões de euros.

A média de idades dos proprietários é de 72 anos (20% até têm mais de 80) e entre o “top 100” – em que 56 lugares são ocupados por residentes nos Estados Unidos – apenas há três com menos de 50 anos: o americano Richard Workman, o argentino Pablo Perez Cornpanc e o francês Francois Perrodo.

Americanos recuperam liderança dos coleccionadores Americanos recuperam liderança dos coleccionadores Reviewed by Auto Vintage on 6.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.