Os raros 300 SL Gullwing com carroçaria em alumínio


Modelo que vai a leilão no Arizona estimado entre 6 e 8 milhões de euros.

Há os Mercedes-Benz 300 SL Gullwing “normais” (se é que esse qualificativo se pode alguma vez aplicar ao mítico modelo germânico…) e há “estes”. São muito mais raros e muito poucas vezes são colocados à venda. Um dos 29 que foram fabricados chegará este mês ao mercado. É um dos 300 SL Gullwing com carroçaria em alumínio.

Entre 1954 e 1957, a Mercedes fabricou 1.400 unidades do 300 SL com asas de gaivota, 1.200 dos quais terão chegado aos dias de hoje. Para alguns veio a consagrar-se como o Automóvel do Século, o que é sempre subjectivo, mas certo é que o modelo se veio a estabelecer, na actualidade, como o barómetro do mercado internacional de Automóveis Antigos.

De há muito que as oscilações do valor pago em leilão por um 300 SL Gullwing se tornaram espelho do estado do mercado.

Coisa diferente, porém, é o que diz respeito aos Gullwing com carroçaria em alumínio, sendo que nos últimos dez anos este é apenas o terceiro a aparecer à venda.

Com 24 unidades montadas em 1955 e as restantes no ano seguinte (com um ganho de 95 quilos a menos), o seu valor estimado é cinco ou seis vezes mais elevado do que os cerca de 1,3 milhões de euros pelos quais, em média, têm sido vendidos os Gullwing “normais”.

Em 2021, nos leilões internacionais foram comprados seis Gullwing, por um valor médio de 1,3 milhões de euros. Já o que agora faz parte do catálogo da RM/Sothebys para o leilão de 27 deste mês no Arizona (o chassis #5500332, o 13º com carroçaria em alumínio a ter sido fabricado, originalmente vendido para Marrocos) tem um preço estimado entre os 6 e os 8 milhões de euros.

Resta saber se encontrará alguém disposto a pagar tão elevada quantia. É que os outros dois que foram a leilão nos últimos dez anos… ficaram sem comprador.


Foto: RM/Sothebys

Os raros 300 SL Gullwing com carroçaria em alumínio Os raros 300 SL Gullwing com carroçaria em alumínio Reviewed by Auto Vintage on 5.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.