Soprando as 50 velas do Ferrari 365 GT4 BB


Modelo foi oficialmente denominado “Berlinetta Boxer” para esconder que era tão belo que lhe chamavam… Brigitte Bardot.

29 de Outubro de 1971. Faz hoje 50 anos que, no Salão de Turin, a Ferrari mostrou a sua mais recente criação. Um corte radical com tudo o que tinha feito anteriormente. O primeiro com motor central, ao qual deram um nome que terminava em “Berlinetta Boxer”. Denominação que, quase meio século depois, foi revelado que escondia uma referência à actriz Brigitte Bardot.

Não sendo o Dino considerado (ao tempo) um verdadeiro Ferrari, o 365 GT4 BB parecia conter uma contradição no seu nome.

Com a colocação inédita do seu motor na posição central não correspondia ao que a Ferrari chamava de “Berlinetta” – modelos de motor dianteiro – e muito menos era um “Boxer”, pois utilizava um motor de 12 cilindros… em V.

Apenas há pouco tempo o criador do design do Ferrari 365 GT4 BB – Leonardo Fioravanti, então a trabalhar na Pininfarina – e a própria marca assumiram o verdadeiro significado de “BB”.

Ao ser visto pela primeira vez pelos colaboradores da Ferrari, a beleza do modelo levou a comparações com vedetas da época e começou a ser chamado internamente como “Brigitte Bardot”.

Mas essa denominação, por razões óbvias, não poderia ser utilizada aquando do lançamento e daí que tenha sido “mascarado” como “Berlinetta Boxer”.

A 18 de Março de 2020, a própria Ferrari assumiu o que chamou de “The BB Secret”:

“Era uma obra-prima, criada por Leonardo Fioravanti. O protótipo era realmente lindo e tinha tanto charme que Fioravanti e os seus colegas de Maranello, Angelo Bellei e Sergio Scaglietti, se apaixonaram por aquele Ferrari. Era amor verdadeiro, tanto que, entre si, o apelidaram de Brigitte Bardot, ou BB, como era conhecida a atriz francesa”.

E acrescenta:

“O envolvimento emocional foi profundo e enquanto trabalhavam no desenvolvimento do protótipo, todas as pessoas da Ferrari que trabalharam no desenvolvimento do modelo adquiriram o hábito de se referir a ele como BB, Brigitte Bardot”.

Independentemente dessa questão – e voltamos à efeméride de hoje – a Ferrari apresentou em Turin um modelos que prometia fazer frente aos Lamborghini, o Miura (primeiro) e o Countach (depois).

Apesar do êxito da apresentação de 1971, o 365 GT4 BB ainda demoraria dois anos até entrar em comercialização, iniciada no Salão de Paris de 1973.

Vieram a ser fabricadas 387 unidades (88 das quais com volante à direita), que hoje se encontram bastante valorizadas.

Nas poucas vezes em que se veem em leilão, são hoje vendidos por cerca de 300 mil euros, mas em 2015 e em 2017 (quando o mercado estava mais “quente”) quase chegaram ao meio milhão de euros, sendo vendidos por 483.000 euros.

Soprando as 50 velas do Ferrari 365 GT4 BB Soprando as 50 velas do Ferrari 365 GT4 BB Reviewed by Auto Vintage on 28.10.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.