Tributo emocional a Sir Stirling Moss

 


Reunidos em pista cerca de 60 automóveis que foram conduzidos pelo piloto desaparecido em 2020.


Como bem salientou o duque de Richmond, Sir Stirling Moss e Goodwood sempre se confundiram. Agora, pela primeira vez depois do seu falecimento, o antigo piloto foi palco de uma histórica homenagem.

Moss nasceu a 17 de Setembro (de 1929). Por esse motivo, por várias vezes o seu aniversário coincidiu com o Revival. A 18 de Setembro (de 1948) correu em Goodwood a sua primeira corrida e agora, 73 anos exactos depois, Goodwood rendeu-lhe homenagem.

Na recta da meta, no cimo de um palanque, o duque de Richmond falou para uma vasta plateia – que ía da viúva, Lady Susie, até Sir Jackie Stewart –, à frente de um “grelha” que contava toda a vida do mítico piloto, desaparecido a 12 de Abril de 2020.

Goodwood reuniu cerca de 60 automóveis ligados à vida de Moss. Não carros idênticos aos de Moss, mas sim os verdadeiros.

À frente de todos rodou o Mercedes-Benz 300 SLR com o nº 722, o automóvel com o qual Moss venceu as Mille Miglia de 1955, com um tempo recorde.

Não faltam no desfile que se seguiu automóveis como o BMW 328 Frazer Nash, de 1937, o carro da mãe, no qual começou a conduzir, o Cooper-JAP Mk10 no qual correu em Goodwood em 1950 ou Ferrari 250 GT SWB, no qual venceu o Tourist Trophy uma década depois.

Alguns veículos que podem ter sido desconhecidos para muitos dos fãs de Moss também estavam presentes, como o Porsche Spyder, conduzido na parada por Derek Bell, um pequeno Izetta, com o qual o filho tirou carta, e, a terminar o desfile, uma Rolls-Royce Shooting Brake (que foi do pai de Stirling Moss), que levava a bordo os paramédicos que salvaram Moss aquando do seu grave acidente de 1962 (também em Goodwood).

Como afirmou o duque de Richmond, Moss “tinha um talento dado por Deus. Foi aqui que participou na sua primeira corrida, em 1948”.

E depois lembrou: “Foi uma corrida de três voltas, na qual ele esmagou seus rivais”.

Depois disso, Moss conquistou mais 21 vitórias e 12 pódios em Goodwood.





Foto: Goodwood Media

Tributo emocional a Sir Stirling Moss Tributo emocional a Sir Stirling Moss Reviewed by Auto Vintage on 20.9.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.