Sunbeam Alpine Serie II: o “Bond car” esquecido


No dia da estreia ao público de mais um capítulo da saga, recordamos o primeiro automóvel de 007 do grande ecrã.

Estreia hoje ao público mais um capítulo da saga 007. Como sempre, a película está cheia de automóveis, um padrão inaugurado com o filme de 1962, onde James Bond tem ao seu serviço um, hoje quase esquecido, Sunbeam Alpine Serie II.

Quando se fala dos filmes de 007 o primeiro automóvel que nos vem à memória é o Aston Martin DB5, o mais utilizado nos 25 filmes até hoje realizados tendo como personagem central o espião criado pela imaginação de Ian Fleming (que, mais modestamente, nos seus textos colocava Bond ao volante de um, pouco “sexy” Hillman Minx).

Rodado na sua maior parte nos Estúdio Pinewood, entre 26 de Fevereiro e 30 de Março de 1962, “Dr. No”, o primeiro filme de Bond, estava longe de ser visto como um projecto potencialmente lucrativo.

O orçamento não foi além do milhão de dólares, o que obrigou a que a cenas de exteriores tenham sido gravadas em pouco tempo e com um automóvel… alugado.

Rodadas na Jamaica, as cenas de Bond ao volante, em “Dr. No” (então com Sean Connery a dar corpo ao agente secreto), utilizaram o referido Sunbeam Alpine Serie II, um automóvel que foi cedido por Syd Hirst, ao tempo, através da empresa HE Robinson & Co., representante para as Índias Ocidentais Britânicas e para a América Central das marcas do Grupo Rootes.

Criada em 1888 e tornando-se fabricante de automóveis em 1901, a Sunbeam acabou por ser absorvida pelo Grupo Rootes em 1934. mantendo-se, todavia, como marca autónoma, vendo o seu nome em automóveis, autocarros, motos e, até, motores de avião.

Sempre com uma nostalgia pelo Desporto – a Sunbeam tinha, nos primórdios do Automobilismo, um passado glorioso –, a 2 de Julho de 1959, em Cannes, lançou um desportivo de dois lugares, o Alpine Serie I, sucessor dos Sunbeam-Talbot Alpine dos anos 50.

Desenhado pelos Estúdios Loewy, baseado no chassis do Hillman 14 e utilizando muitas das soluções do Hillman Minx, os Alpine Serie I era movidos por um motor de 1.494cc, que debitava 83,5 cavalos, que possibilitava uma velocidade de ponta de 160km/h.

Com pequenas melhorias na primeira série, em 1960 foi apresentado o Sunbeam Alpine Serie II, com um novo motor, de 1.592cc, que curiosamente, com os seus 80 cavalos, era menos potente que a versão anterior.

Foi esse o modelo utilizado por Bond em “Dr. No”. Ao que parece, não por outro motivo para além do facto de ser o desportivo mais atraente que existia então na Jamaica.

Segundo o presidente do Jamaica Classic Car Club, citado pela publicação “Classic & Sports Car”, pensa-se que o Sunbeam de Bond continua a estar na ilha. Não adiantou, porém, qual o seu paradeiro.

Aproveite para rever o Sunbeam Alpine Serie II, com o eterno Sean Connery ao volante, em cenas de “Dr. No”.

Sunbeam Alpine Serie II: o “Bond car” esquecido Sunbeam Alpine Serie II: o “Bond car” esquecido Reviewed by Auto Vintage on 30.9.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.