Seis dezenas à partida do Portugal Histórico


Com um quinto de duplas nacionais, os modelos da Porsche dominam a lista de inscritos.

Criado em 2006, pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o Rally de Portugal Histórico é já um clássico do calendário internacional de Regularidade. A 15ª edição vai para a estrada na próxima semana, com seis dezenas de equipas à partida.

Embora com menos concorrentes do que nas últimas edições – foram 63 as equipas que se inscreveram –, este ano com menos duplas belgas e com cerca de um quinto de portugueses (12 no total), a lista de inscritos do Portugal Histórico é amplamente dominada pelos que optaram por alinhar com modelos da Porsche, que “pesam” um terço no total dos que vão alinhar.

Entre eles, novamente com um Porsche 911 SC, os vencedores da última edição, realizada em 2019, a dupla franco-belga Philippe Fuchey-Cristophe Hayez.

Em termos de estrutura, a prova mantém um esquema idêntico ao das edições anteriores, arrancando o rali do Estoril na próxima terça-feira, dia 5, ao princípio da tarde.

Essa primeira etapa levará os concorrentes até à Figueira da Foz (com passagem, a partir das 17:30 pelo Kartódromo de Leiria), de onde, às 07:30 do dia seguinte se inicia a segunda etapa, seguindo em direcção à Barragem da Aguieira, para, já de tarde, seguir até Viseu.

Viseu-Viseu, com paragem para almoço em Lamego é a etapa de quinta-feira, dia 7, com as habituais passagens pelos troços do Douro.

Na sexta-feira, dia 8, é dia para a maior das etapas (502,66Km), com passagens por Arganil e, por fim, pelos míticos troços da Serra de Sintra, percorridos por entre a noite escura e perante os olhares de milhares de espectadores.

Os que chegarem ao Estoril, no final do Rali, terão percorrido 1.862,64Km, 578,46 dos quais em provas de classificação.

Horas depois do final da prova de estrada e integrado no programa do Estoril Classics os participantes alinharão, no sábado, dia 9, numa prova de Slalom, que terá como palco o Autódromo do Estoril.


Foto: Rui Correia

Seis dezenas à partida do Portugal Histórico Seis dezenas à partida do Portugal Histórico Reviewed by Auto Vintage on 1.10.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.