Dupla do MG B GT terminou na frente da (muito disputada) Geral Ponderada.
A dupla Pedro Leal Machado-Gonçalo Ribeiro Pinto venceu a 28ª edição do Algarve Classic Cars, Rali de Regularidade disputado no fim-de-semana. A equipa do MG B GT, de 1970, superiorizou-se no somatório da Geral Ponderada, que se mostrou indefinida até ao final do Rali.
Terminando a prova na estrada com apenas mais um ponto do que Hugo Norton-Alexandre Berardo – que alinharam com um Porsche 911 SC 3.0, de 1978 – e menos seis do que Miguel Jerónimo-António Caldeira – que competiram em Triumph TR5 PI, de 1968 – os vencedores sabiam que tinham garantido o triunfo face aos termos em que, de acordo com o Regulamento Particular da prova, é ordenada a Classificação Geral Ponderada.
Esta é estabelecida multiplicando a pontuação acumulada em estrada por um coeficiente que é crescente em função da categoria a que corresponde o automóvel utilizado, por forma a beneficiar os automóveis mais antigos.
Já depois de feito esse cálculo, Leal Machado terminou com 203 pontos, Miguel Jerónimo com 224 e Hugo Norton com 228.
Ficou assim ordenado o pódio, às portas do qual ficaram (255 pontos) a dupla Mário Artur Melo-Ivo Tavares, em Porsche 356, de 1965, e Edgar Guerra-Filipa Guerra, em Alfa Romeo Giulietta 1.8, de 1983, vencedores da Categoria H, reservada aos automóveis mais recentes.
Entre os mais antigos, agrupados na Categoria D, venceram Jorge Santos Silva-Helena Silva, em Ford A, de 1931, sétimos da Geral Ponderada.
À sua frente ficou a dupla Sancho Ramalho-Rui Martini, que até à penúltima prova de regularidade (de um total de 22) tinham sido os dominadores da prova, mas que aí foram traídos pela mecânica do seu Alfa Romeo, fazendo-os cair na classificação.
Completaram o lote dos vencedores das categorias – Leal Machado venceu na F e Hugo Norton na G – a dupla Pedro Brito-Duarte Brito, em MG A, de 1959, primeiros da E, oitavos da Geral Ponderada.
Foto: Algarve Classic Cars
No comments: