Centenas a assistir… poucos a comprar


Leilão de Silverstone – sempre com a sala cheia – teve como vedetas dois “barn find”.

A casa esteve sempre cheia, com centenas de pessoas (quase todas sem máscara…), mas nem assim o leilão em Silverstone foi um êxito de vendas. Um terço do catálogo não encontrou comprador e fizeram-se muitas compras a preços “moderados”. Valor alto foi pago pelos dois “barn find” do leilão.

Com duas sessões (uma no sábado e outra no domingo), que duraram cerca de sete horas, o leilão de Silverstone levou até ao palanque 128 automóveis, entre os quais se contavam os referidos “barn find”.

O primeiro deles é um Porsche 356 SC, fabricado no final de 1964, com volante à direita, e matriculado em 1965, sendo, portanto, um dos últimos exemplares do modelo.

Pintado originalmente (e ainda hoje) em Azul Bali, mantém a pintura orginial (que terá de ser toda refeita) mas, segundo a leiloeira, esse será o maior cuidado de que necessita, uma vez que a mecânica, em torno do motor 1600 Super 90, que lhe foi montado na origem, parece funcionar na perfeição, apesar do longo abandono.

A história deste automóvel é praticamente toda conhecida até 1977, através de facturas e outros documentos. Nesse ano foi guardado num armazém – no interior ficaram alguns maços de tabaco Gitanes da época… –, sem humidade, até ter sido reencontrado há uns meses.

Apresentado com um valor estimado entre as 20 e as 30 mil libras, acabou por ter como lance mais alto as 62.000 libras, o que, quando somada a comissão e impostos, fez com que tivesse custado 69.750 libras, o equivalente a 81.607 euros.

Já o outro “barn find” do leilão de Silverstone era um Aston Martin AM V8, de 1973, também “desaparecido” por muitos anos.

Modelo da Serie 2, sempre do mesmo proprietário, encontrando-se em aparente melhor estado do que o Porsche, também se encontra a trabalhar, ouvindo-se o seu enorme motor de 5.340cc.

Com valor esperado entre as 30 e as 35 mil libras, acabou por receber ofertas até 55 mil, o que corresponde a um valor final de 61.875 libras (cerca de 72.400 euros).

Curiosamente, estes dois automóveis e mais um ou outro caso, contrariaram a tendência dominante, com valores aquém do esperado e, como dissemos, um terço sem comprador.

Centenas a assistir… poucos a comprar Centenas a assistir… poucos a comprar Reviewed by Auto Vintage on 2.8.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.