Toyota Land Cruiser recebe prenda de aniversário


Modelo nipónico, que se estreou há 70 anos, vai ter peças de reposição para os BJ e FJ 40.

A história do Toyota Land Cruiser tem 70 anos. Desenvolvido inicialmente como um veículo para uso militar, o primeiro dos Land Cruiser foi apresentado no início de Agosto de 1951. Agora, como “prenda” de aniversário, a marca anuncia que vai fabricar e comercializar peças de reposição para os modelos BJ 40 e FJ 40.

Em boa verdade, nos seus primeiros três anos de vida o mítico todo-o-terreno da Toyota apenas se chamava BJ, tendo sido nessa configuração que começou a receber encomendas das forças militares e policiais nipónicas.

Foi apenas em 1954 que a Toyota deu ao BJ um novo nome: Land Cruiser. Denominação sugerida pelo Director de Tecnologia da marca, Hanji Umehara, que observou que o veículo parecia cruzar facilmente os terrenos mais acidentados.

Em 1955 foi apresentado o Land Cruiser Serie 20, agora com um mais potente motor, de seis cilindros em linha, de 3,9 litros. Continuava a ser uma máquina espartana, mas com alguns melhoramentos, nomeadamente na suspensão, e começou a ser exportado para mercados como a América do Sul e o Médio Oriente, chegando ao mercado norte-americano em Outubro de 1957.

Apesar do bom desempenho do Serie 20, a grande revolução veio em 1960, com a introdução da Serie 40. O FJ 40 parecia revolucionário, mas na verdade ainda era mais do que aparentava. O chassis, os eixos dianteiros e traseiros sólidos, a suspensão com molas de lâmina continuaram, assim como o pára-brisa dobrável. Mas o estilo angular, um tecto plano e branco, as janelas traseiras envolventes e as saliências curtas estabeleceram um novo visual, que logo se tornou icónico. Os processos de montagem aprimorados melhoraram a qualidade do acabamento.

Para além disso, o FJ 40 foi o primeiro Land Cruiser com uma caixa de transferência de duas velocidades, o que melhorou a sua capacidade off-road e contribuiu muito para a lenda do Land Cruiser.

A Serie 40 tornou-se um marco incontornável na história do Land Cruiser, que se prolonga até aos dias de hoje, com sucessivas gerações.

Cada vez mais valorizado no mundo dos Clássicos, os Serie 40 deparam-se, porém, com um problema: a falta de peças de reposição.

Ora é essa situação que agora se vem alterar, com o Toyota Gazoo Racing a vir anunciar a integração do Land Cruiser Serie 40 no programa GR Heritage Parts Project, que o mesmo é dizer que a Toyota produzirá peças de reposição para o Land Cruiser Série 40, que foi fabricado entre 1960 e 1984.

O GR Heritage Parts Project, recorde-se, é um programa que foi iniciado com o fabrico de peças de reposição para os modelos 2000 GT e Supra A70/A80, que são vendidas como peças originais, nas palavras da Toyota, “para apoiar os clientes que desejam continuar conduzindo os seus veículos antigos, cheios de memórias e que realmente amam”.

A Toyota anunciou que realizou vários inquéritos junto de revendedores exclusivos de modelos Land Cruiser e representantes de clubes de amantes do modelo em todo o mundo e que agora está a avançar com os preparativos para reproduzir e vender peças para os modelos da Serie 40.

O catálogo das “heritage parts” incluirá motores, transmissão, peças dos sistemas de direcção e travagem e sistemas de escape. A data de lançamento está prevista para o início de 2022, estando a Toyota Gazoo Racing a preparar um formulário no seu site, onde os proprietários dos Serie 40 poderão fazer os seus pedidos de peças de reposição.


Foto: Toyota Newsroom

Toyota Land Cruiser recebe prenda de aniversário Toyota Land Cruiser recebe prenda de aniversário Reviewed by Auto Vintage on 3.8.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.