Terceira geração do roadster germânico começou em 1971 e durou 18 anos.
Há 50 anos, em Abril de 1971, a Mercedes-Benz apresentava a terceira geração do seu eterno SL. Depois dos originais – Gullwing e Roadster –, fabricados entre 1954 e 1963, e dos posteriores Pagode, o construtor alemão fez o seu roadster (comercialmente o 350 SL, internamente sob o código R 107) crescer e durar 18 anos em produção.
O “R” do seu nome de código não engana: quer dizer Roadster. Assim se apresentou, em 1971, o novo SL, inicialmente dotado de um motor V8, debitando 200 cavalos.
Muito maior do que o seu antecessor, naturalmente impôs-se no mercado norte-americano, onde até foi vedeta televisiva, valendo-lhe a alcunha de “Mercedes Dallas”, por via da série com o mesmo nome.
Com 4,39 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,30 metros (com o tecto fechado) o então novo SL veio definir parâmetros importantes, particularmente ao nível da segurança estrutural.
Mas apresentou, também, outras inovações, como os faróis traseiros de generosas dimensões, que apresentavam um perfil com nervuras que os tornava consideravelmente mais resistentes à acumulação de sujidade.
Devido a este a outros pormenores, o SL 107 não criou apenas alguns padrões técnicos que seriam, mais tarde, seguidos pela indústria automóvel, como também, ajudou a definir, nos anos seguintes, o estilo e a forma dos Mercedes-Benz fabricados nos anos posteriores.
Evoluindo sucessivamente, ao longo dos 18 anos seguintes, em Julho de 1974 recebeu pela primeira vez um motor de seis cilindros (280 SL), outra novidade na história dos modelos desportivos da Mercedes-Benz.
Em 1980, o 500 SL (240 cv) tornou-se a nova figura de proa da família dos Roadsters Mercedes-Benz, sendo que o maior desenvolvimento da gama SL foi atingido com a versão 560 SL (230 cv) – reservado para a exportação no mercado norte-americano, australiano e japonês – que, apesar de ter maior cilindrada, era menos potente do que o 500 SL, uma vez que dispunha de um sofisticado sistema de controlo de emissões, respondendo aos ainda mais restritos limites de emissões exigidos pelo mercado norte-americano.
Ao todo, ao longo dos 18 anos de vida, o SL nascido em 1971 teve 237 mil unidades produzidas.
No comments: