Pandemia revoluciona leilões do Arizona


Adiamentos, cancelamentos e versão online no calendário da próxima semana.

A chamada Semana do Arizona, que anualmente marca o arranque da temporada internacional de leilões, arranca já na próxima segunda-feira. Este ano, por via da pandemia, com muitas modificações de última hora, que vão dos adiamentos e cancelamentos à passagem para o online.

Tendo escapado em 2020 aos efeitos do covid-19 – que verdadeiramente, no Ocidente, só começaram a sentir-se a partir de Março – a Arizona Auction Week manterá quase todo o calendário, mas com significativas alterações.

A Barrett-Jackson, conhecida pelas suas vendas em grande pavilhões, com milhares de espectadores (200 mil bilhetes vendidos, para todas as sessões, em 2020) entende que não há presentemente condições para realizar o seu evento e adiou-o para Março (de 20 a 27).

Uma decisão que não foi fácil de tomar por parte da leiloeira norte-americana, que este ano celebra o seu 50º aniversário.

Solução diferente foi a adoptada pela RM/Sothebys e pela Bonhams. A primeira foi forçada a mudar o local do seu leilão, de Phoenix para Scottsdale, para um local bem mais pequeno, onde apenas serão admitidas  pessoas que se tenham inscrito como licitadores. A aposta no online e as licitações por telefone são incentivadas pela leiloeira.

Já a Bonhams manteve o local do seu leilão e a única alteração é a limitação à entrada na sala, sendo que também apelou às licitações online.

Online que é a via exclusiva do leilão da Gooding & Company, com os automóveis em catálogo a nem terem saído das instalações da empresa, no sul da California.

Diversa foi a solução encontrada pela, também norte-americana, Russo and Steele: a comemorar o 20º aniversário do seu leilão no Arizona, fará um jantar comemorativo (apenas para convidados), que será seguido do leilão de 80 automóveis.

Já a Worldwide Auctioneers seguiu o mesmo rumo da Gooding, mantendo o leilão com a denominação “Scottsdale Auction”, mas baseando todas as operações e a exposição dos 80 automóveis em catálogo na sua base, no Indiana.

Por último, a Leake Auctions, que tinha feito a sua estreia em 2020, decidiu cancelar o leilão deste ano. 

Pandemia revoluciona leilões do Arizona Pandemia revoluciona leilões do Arizona Reviewed by Auto Vintage on 15.1.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.