O 85º aniversário do revolucionário Cord 810


 O inovador modelo teve vida breve, mas ficou na história como símbolo da Arte Nova.

A 27 de Janeiro de 1936 iniciou-se a produção de um novo modelo da norte-americana Cord, o 810. Não um modelo qualquer. Talvez, ao seu tempo, o mais revolucionário automóvel fabricado pela indústria dos Estados Unidos.

Com um desenho radicalmente diferente do que até então era conhecido – apontado hoje pelo MoMA, de Nova Iorque, como exemplo supremo do estilo Arte Nova na indústria automóvel –, a começar pelos faróis “escondidos”, mecanicamente o Cord 810, com chassis monobloco, para além da tracção dianteira foi também o primeiro americano com suspensão independente à frente.

Tendo a Cord, enquanto marca de automóveis, uma existência muito breve – apenas de 1929 a 1937 –, nem por isso a sua existência deixou de ser marcante. E para que tal seja um facto, em muito contribuiu o 810.

Criada como holding para controlar as cerca de 150 empresas do sector dos transportes de Errett Lobban (E.L.) Cord – entre as quais se contavam marcas como a Auburn e a Duesenberg – a Cord Corporation foi fundada em 1929, ano em que foi apresentado o Cord L-29, o primeiro automóvel norte-americano de tracção dianteira.

Vítima da Grande Depressão, foi breve a vida desse modelo, mas em 1935 E. L. Cord decidiu contratar o projectista Gordon Buerig, a quem deu carta branca para criar um novo modelo, que seria um “Duesenberg mais barato”.

Foi assim que nasceu o 810, que apesar dos seus méritos não escapou à queda do império de E. L. Cord, um ano depois do início da produção do novo modelo.

Por esse motivo, apenas foram fabricadas um pouco mais do que duas mil unidades do 810.

A Cord esteve desaparecida por décadas, até que em 2014 o direito ao uso da marca foi comprado em leilão, por Craig Corbell, que tem um projecto de relançar um novo Cord, o Model III. Novamente revolucionário, com um traço a fazer lembrar o 810… mas apenas com três rodas.




O 85º aniversário do revolucionário Cord 810 O 85º aniversário do revolucionário Cord 810 Reviewed by Auto Vintage on 27.1.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.