Primeiro VW “Carocha” nasceu há 75 anos

 


Fez ontem 75 anos que foi produzido o primeiro VW Carocha “civil”. De uma fábrica então sob administração britânica, a 27 de Dezembro de 1945, saía de Wolfburgo a primeira unidade do que viria a ser o campeão mundial de vendas.

Desde Junho daquele ano que a fábrica de Wolfburgo se encontrava sob a administração da Volkswagenwerk GmbH, que tinha como principal responsável o major britãnico Ivan Hirst.

Concebido nos anos 20 – para uns por Béla Barényl, para outros por Josef Ganz e para muitos por Ferdinand Porsche –, certo é que foi uma equipa técnica liderada por Porsche quem, em 1938, liderou o projecto encomendado pelo regime nazi de criar o “carro do povo”.

O eclodir da II Guerra Mundial fez com que o projecto viesse a ser dirigido para fins militares, havendo registo de que até ao final da Guerra foram fabricadas 630 unidades do “KdF-Wagen”, a versão destinada à tropa.

Terminada a Guerra e ocupada a Alemanha pelos Aliados vitoriosos, coube aos britânicos controlar a Baixa Saxónia, onde se encontra Wolfsburgo.

Inicialmente sem grande convicção – para Hirst o Carocha não era “um  veículo que atenda aos requisitos técnicos fundamentais de um automóvel e não é atraente para o comprador médio” – cerco é que a produção foi retomada dois dias depois do Natal.

No mês de Março do ano seguinte a produção já de 1.000 unidades mensais e em Outubro de 1947 a exportação foi iniciada.

Em 1949 – empregando 10 mil operários e tendo já fabricado 46.154 unidades do Carocha – a Volkswagen foi devolvida aos germânicos. A 5 de Agosto de 1955 saia de  Wolfsburgo a unidade “Um Milhão” e dois anos depois (precisamente a 28 de Dezembro de 1957, faz hoje 73 anos) esse número já tinha duplicado.

Em 2003, quando no México foi fabricado o último Carocha, tinham sido construídas 21.529.464 unidades, 15,8 milhões das quais em Wolfsburgo.





Fotos: Wolkswagen Newsroom

Primeiro VW “Carocha” nasceu há 75 anos Primeiro VW “Carocha” nasceu há 75 anos Reviewed by Auto Vintage on 28.12.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.