Bizzarini pode renascer como marca… britânica

 


Ulrich Bez (ex-CEO da Aston Martin) quer recuperar o nome do fabricante italiano. 



Ulrich Bez, depois de passar pela Porsche e BMW, esteve à frente dos destinos da Aston Martin entre 2000 e 2013. Agora quer voltar ao mundo automóvel e acredita que a marca Bizzarini merece ser recuperada. Propõe-se fazê-lo com o apoio de outros antigos quadros da Aston Martin, nomeadamente, de Christopher Sheppard e de Janette Green.

Com uma breve existência, de apenas quatro anos, a Bizzarrini, que produziu menos de 150 automóveis, ficou para sempre no imaginário dos amantes do Automóvel.

Muito pela figura do seu criador, Giotto Bizzarini, engenheiro de Livorno, que iniciou a sua carreira de engenheiro mecânico na Alfa Romeo.

Mudando depois para a Ferrari, onde foi responsável pelo desenvolvimento de veículos experimentais (nomeadamente o que viria a ser o 250 GTO), Bizzarini foi um dos vários quadros da marca a serem afastados aquando da chamada “Noite das Facas Longas”.

Integrando a fundação da ATS, com os outros técnicos afastados da Ferrari, pouco depois Bizzarini criou a sua própria empresa, a Societá Autostar, que mal abriu as portas recebeu um cliente especial: Ferruccio Lamborghini, eterno rival de Enzo Ferrari.

Bizzarini criou, então, o motor V12 que haveria de ser montado nos primeiros Lamborghini.

Desenvolvendo, depois, para a Iso, modelos como o Rivoltta e o Grifo, ao desentender-se com a Iso, Bizzarini decidiu então avançar para a criação da sua própria marca, que fabricaria automóveis entre 1965 e 1969, com particular destaque para o 5300 GT Strada, com carroçaria desenhada por Giorgetto Giugiaro, quando este ainda trabalhava na Bertone.

Bizzarini pode renascer como marca… britânica Bizzarini pode renascer como marca… britânica Reviewed by Auto Vintage on 16.11.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.